Repository logo
 
Publication

A influência das aulas de natação escolar no desenvolvimento das habilidades motoras das crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopt_PT
dc.contributor.advisorMarinho, Daniel Almeida
dc.contributor.advisorNeiva, Henrique Pereira
dc.contributor.authorMoura, Orilda Machado de
dc.date.accessioned2022-09-08T14:04:42Z
dc.date.available2022-09-08T14:04:42Z
dc.date.issued2022-06-22
dc.description.abstractA escola tem vindo a ser reconhecida pelo seu papel fundamental no estímulo das expressões físicas e motoras da criança, contribuindo para a melhoria da sua proficiência motora. A inclusão de experiências motoras diferenciadas tem sido entendida como forma de motivar a criança para a prática do exercício físico, em que a natação surge como potencialmente benéfica para o domínio das habilidades motoras. Apesar da sua prática ser cada vez mais recomendada, carecem os estudos sobre a sua implementação em contexto escolar e influência no desenvolvimento da criança. Com o presente trabalho, procurámos analisar os efeitos da prática de natação escolar nas habilidades aquáticas das crianças, procurando também perceber a sua influência no seu comportamento motor. Para tal, foram realizados três estudos experimentais em crianças entre os 5 e os 10 anos, numa escola municipal brasileira, pretendendo: i) avaliar o desenvolvimento motor global e o desempenho das habilidades de locomoção e de controlo de objetos em crianças com e sem experiência prévia nas aulas de natação na educação básica do ensino fundamental 1 do Brasil; ii) verificar o efeito de 12 semanas de aulas de natação escolar, nas habilidades aquáticas e na coordenação motora; e iii) analisar a implementação de dois programas de ensino da natação de 12 semanas (i.e., um focado nas competências básicas e o outro na aprendizagem das técnicas de nado formal), nas habilidades aquáticas e coordenação motora. As principais conclusões que advêm do trabalho são as seguintes: i) parece existir um efeito positivo da prática regular de natação no desenvolvimento motor das crianças entre os 5 e os 10 anos de idade; ii) 12 semanas de ensino da natação escolar, uma vez por semana, permitiram uma melhoria das habilidades aquáticas e da coordenação motora em crianças brasileiras entre os 6 e 10 anos de idade; iii) dois programas de natação diferentes, implementados por 12 semanas (uma vez por semana) em contexto escolar, demonstraram aumentos significativos na prontidão aquática e na coordenação motora em crianças entre os 7 e os 9 anos; iv) o programa de ensino de natação focado no desenvolvimento de habilidades básicas de natação causou os maiores ganhos nas habilidades aquáticas. Estes resultados realçam que a inclusão da prática de natação nas escolas brasileiras, pelo menos uma vez por semana, parece ser benéfica para a prontidão aquática e o desenvolvimento motor das crianças, contribuindo para o aumento da segurança aquática e da competência motora.pt_PT
dc.description.abstractThe school has been recognized for its fundamental role in stimulating children's physical and motor expressions, contributing to the improvement of their motor proficiency. The inclusion of different motor experiences has been understood to motivate the child to perform physical exercise, in which swimming appears to be potentially beneficial for the mastery of motor skills. Although swimming is increasingly recommended, there is a lack of studies on its implementation in the school context and its influence on child development. With this work, we tried to analyze the effects of school swimming on children's aquatic skills, whereas trying to understand its influence on their motor behavior. To this end, three experimental studies were carried out in children aged 5 to 10 years, in a Brazilian school, aiming: i) to evaluate the global motor development and the performance of locomotion and object control skills in children with and without previous experience in swimming lessons in basic education school in Brazil; ii) to verify the effect of 12 weeks of school swimming on aquatic skills and motor coordination; and iii) to analyze the implementation of 12-week swimming teaching programs (i.e., one focused on basic skills and the other on formal swimming techniques), in aquatic skills and motor coordination. The main conclusions were: i) there was a positive effect of the regular practice of swimming on the motor development in children aged between 5 and 10 years; ii) 12 weeks of a learn-to-swim program at school, once a week, allowed an improvement in water skills and motor coordination in Brazilian children aged between 6 and 10 years; iii) two different learn-to-swim programs, implemented for 12 weeks (once a week) in a school context, demonstrated significant increases in aquatic readiness and motor coordination in children aged between 7 and 9 years; iv) the learn-to-swim program focused on the development of basic swimming skills caused the greatest achievements in specific aquatic skills. These results highlight that the inclusion of swimming lessons in Brazilian schools, at least once a week, seems to be beneficial for children's aquatic readiness and motor development, contributing to increased water safety and motor competence.pt_PT
dc.identifier.tid101570848pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12346
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectHabilidades aquáticaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_PT
dc.subjectCoordenação motorapt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.titleA influência das aulas de natação escolar no desenvolvimento das habilidades motoras das criançaspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMoura
person.givenNameOrilda
person.identifier.orcid0000-0002-5141-4890
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication1520d3a2-0a2b-47e7-a5ef-5dc5a6979984
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1520d3a2-0a2b-47e7-a5ef-5dc5a6979984
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências do Desportopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_Orilda_2022.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: