Repository logo
 
Publication

A culinária e o ensino da química em contexto laboratorial

dc.contributor.advisorCiríaco, Maria de Lurdes Franco
dc.contributor.authorRamos, Nuno Manuel de Mendonça
dc.date.accessioned2015-07-01T11:51:47Z
dc.date.available2015-07-01T11:51:47Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013-10
dc.description.abstractA química está amplamente presente no nosso dia-a-dia, e a cozinha é um bom exemplo disso. Na realidade, sempre que cozinhamos, estamos a realizar uma serie de transformações químicas e físicas, que acontecem devido à ocorrência de sucessivas reações químicas, onde um conjunto de substâncias (os reagentes), sob condições de pressão e temperatura controladas possibilitam a obtenção de substâncias diferentes (os produtos), ou por outras palavras, o jantar. Com este estudo, pretendo estabelecer uma ponte entre estas duas áreas, a química e a culinária, sob a forma da criação de um “espaço” em ambiente escolar onde a química e a culinária possam existir em simultâneo. Para tal, apresentei um conjunto de atividades sob a forma de 12 propostas laboratoriais distribuídas por três níveis de aprendizagem, que têm como principal objetivo ilustrar diversos fenómenos físicos, químicos e biológicos que estão na base da prática culinária, explorar aspetos científicos transversais a várias disciplinas, permitir aos alunos desenvolver novas aptidões, conviver com os seus colegas, promover interações cívicas, entre outros.por
dc.description.abstractChemistry is ubiquitously present in our day life, and the kitchen is a good example. In fact, when we are cooking, we perform a series of chemical and physical transformations that happen due to the occurrence of successive chemical reactions, in which a number of substances (reactants) under controlled conditions of pressure and temperature turn out to be possible to get different substances (products), or in other words, the dinner. The main purpose of this study is to establish a bridge between the chemistry and culinary activities by creating a “space” inside the school environment, where chemistry and cooking exist simultaneously, i.e., cooking is explained under the light of chemistry, enabling students to get a deeper insight and thus enabling them to explain what happens in terms of chemical reactions. In order to achieve this, a set of 12 laboratory activities proposals is suggested. These laboratory proposals are distributed among three levels of learning, whose main objective is to illustrate many physical, chemical and biological processes that underlie the cooking practice. The exploring aspects cover a breadth of scientific disciplines, allow students to develop new skills, socialize with their peers, promoting civic interactions, amongst others.
dc.identifier.tid201271672
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3683
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino da químicapor
dc.subjectReacções químicas - Culináriapor
dc.subjectQuímica - Prática de ensino supervisionadopor
dc.subjectCulinária - Ambiente escolarpor
dc.titleA culinária e o ensino da química em contexto laboratorialpor
dc.title.alternativeRelatório de estágio
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio de Nuno Ramos 2013 (aluno M4770).pdf
Size:
23.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: