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Game Minecraft: uma abordagem sociocultural e digital

dc.contributor.authorAlbernaz, Flávio Barbosa de
dc.contributor.authorAlbernaz, Vinícius Barbosa
dc.contributor.authorSilva, Luiz Gustavo Martins Da
dc.date.accessioned2023-11-13T09:32:06Z
dc.date.available2023-11-13T09:32:06Z
dc.date.issued2023-05-02
dc.description.abstractOs jogos eletrônicos podem ser entendidos como elementos socioculturais e digitais. Eles são capazes de proporcionar ensino, aprendizagem e experiência aos sujeitos que os apropriam nos vários espaços de socialização. Tendo como objeto o Game Minecraft, abordamos o desenvolvimento do jogo e da ludicidade como elementos socioculturais e digitais. Discutimos o modo como os jogos digitais podem ser apropriados no processo de ensino e aprendizagem. Enfatizamos, também, o potencial das metodologias ativas e problematizamos a aprendizagem significativa com games nas aulas de História. Concluímos que o uso do jogo digital em uma abordagem multiperspectivada apenas pode ser compreendido na medida em que se leva em conta a Educação Patrimonial e Digital. Esperamos contribuir para os estudos referentes às TDICs e suas aplicações, tanto na formação de docentes e historiadores quanto no ensino de História.pt_PT
dc.description.abstractElectronic games can be understood as sociocultural and digital elements. They are able to provide teaching, learning, and experience towards the the ones who appropriate them in the various spaces of socialization. Having as object the game Minecraft, we approach the development of the game and the ludicity as a sociocultural and digital element. We emphasize how digital games can be appropriated in the teaching and learning processes. We also highlight the potential of active methodologies and problematize significant learning with games in history classes. We conclude that the using of digital games in a multiperspective approach can only be understood as far as Patrimonial and Digital Education are taken into account. We hope to contribute to the studies regarding TDICs and their applications both in the formation of teachers and historians, and also in history classes.pt_PT
dc.description.abstractLos juegos electrónicos pueden ser entendidos como elementos socioculturales y digitales. Son capaces de proporcionar enseñanza, aprendizaje y experiencia a los sujetos que se apropian de ellos en diversos espacios de socialización. Teniendo como objeto el juego Minecraft, abordamos el desarrollo del juego y de la ludicidad como elementos socioculturales y digitales. Discutimos la manera en que los juegos digitales pueden ser apropiados en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Destacamos también el potencial de las metodologías activas y problematizamos el aprendizaje significativo con juegos en las clases de historia. Concluimos que el uso de juegos digitales en un enfoque multiperspectivo solamente pueden entenderse si se tienen en cuenta el Patrimonio y la Educación Digital. Esperamos contribuir con los estudios sobre las TDICs y sus aplicaciones tanto en la formación de profesores e historiadores como en las clases de Historia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlbernaz, F. B. de, Martins da Silva, L. G., & Albernaz, V. B. de. (2023). Game Minecraft: uma abordagem sociocultural e digital. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 91–109. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.92pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.59616/conehd.v1i01pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13645
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás-IFGpt_PT
dc.subjectGamespt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectCultura digitalpt_PT
dc.subjectEducação patrimonialpt_PT
dc.titleGame Minecraft: uma abordagem sociocultural e digitalpt_PT
dc.title.alternativeMinecraft Game: a sociocultural and digital approachpt_PT
dc.title.alternativeGame Minecraft: enfoque sociocultural y digitalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGoiânia-GOpt_PT
oaire.citation.endPage109pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleConvergências: estudos em Humanidades Digitaispt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameAlbernaz
person.familyNameAlbernaz
person.familyNameMartins da Silva
person.givenNameFlávio Barbosa de
person.givenNameVinícius Barbosa
person.givenNameLuiz Gustavo
person.identifier.ciencia-id2916-BA5F-1326
person.identifier.orcid0000-0003-1497-2065
person.identifier.orcid0000-0001-7451-2445
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication071edeb7-e794-405b-908d-e40cc33a51c4
relation.isAuthorOfPublicationc99de928-f38e-4562-8af2-dda78819ff48
relation.isAuthorOfPublication34a15615-63c9-4e5a-9f7b-8311642f72b8
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