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O texto aqui apresentado é uma parte da tese de Doutoramento realizada na Universidade da Beira Interior. O documentário foi o tema dessa investigação e a filmografia de António Campos (1922-1999) constitiu-se como nosso estudo de caso. Trata-se de um realizador que a História do cinema português tem como principal referência quando está em causa a realização sistemática de documentários. Apesar de termos explorado as opções de criação cinematográfica de António Campos é nossa maior convicção que a documentação (em especial, depoimentos e entrevistas ao realizador) recolhida no decorrer desta investigação poderá ser de grande utilidade a todos quantos se interessam pelo documentário português. De igual modo, entendemos ser relevante desde já afirmar que a filmografia de António Campos não é uma filmografia fechada quanto à leitura que sobre ela possamos lançar. Ao longo da nossa investigação apercebemo-nos que se trata de um realizador profícuo que ía muito para além do apenas “documentarista etnográfico” como, em geral, é conhecido. A sua filmografia abre a perspectiva de uma praxis cinematográfica onde o documentário não é apenas uma opção de realização, mas um modo de estar no panorama da criação de imagens em movimento e essa sua filmografia poderá servir de inspiração a novos realizadores e contribuir para discutir a especificidade da cinematografia portuguesa. [...]
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Penafria, Manuela. O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta, ed. 1ª, ISBN: 978-989-654-013-5. LabCom: Livros LabCom, 2009.