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- A crítica dos cineclubes em Portugal: o caso do Boletim do Cineclube de Guimarães (1959-60) - 103Publication . Penafria, Manuela; Cunha, Paulo Manuel Ferreira daDurante a ditadura do Estado Novo, em forte articulação com os movimentos neo-realismo e cineclubista, a crítica cultural e cinematográfica constituiu um importante núcleo de ação na oposição à política cultural oficial.
- Quem és tu? O que fazes aqui? A Imigração em Dois Documentários Portugueses: Lisboetas e Entre MurosPublication . Penafria, ManuelaPortugal sempre foi, ao longo da sua história, um país de emigração. Milhares de portugueses encontram-se espalhados um pouco por todo o mundo. E em vários momentos, Portugal assistiu a surtos maiores de emigração. A partir da década de 30, muita da população ativa portuguesa deslocou-se para África e a partir das décadas de 60170 verificou-se um grande surto de emigração para países europeus, sobretudo França, Bélgica e Suíça. Até 1974, cerca de 1,5 milhões de portugueses abandonaram o país em busca de melhores condições de vida. Na década de 80, um grande número de emigrantes, já reformados, regressam a Portugal, em especial vindos de França.
- Crítica do cinema: reflexões sobre um discursoPublication . Penafria, Manuela; Cunha, PauloCrítica de cinema, reflexões sobre um discurso é o resultado de um Seminário organizado em conjunto pela UBI, Universidade de Salamanca e Universidade de Coimbra. Para além de representantes dessas universidades, o evento contou com a presença de outros investigadores que partilharam do mesmo objetivo central do seminário: questionar o discurso mais visível sobre os filmes, a crítica de cinema.
- Ver, ouvir e ler os cineastasPublication . Penafria, Manuela Maria Fernandes; Baggio, Eduardo Tulio; Graça, André Rui; Araujo, Denize Correa“Teoria dos cineastas” é a designação que adotamos para a proposta de compreender o cinema a partir dos cineastas tendo como objetivo principal refrescar a teoria do cinema à luz do discurso e da práxis dos cineastas. No âmbito desta abordagem, o investigador privilegia os materiais vindos dos próprios cineastas: filmes, livros, manifestos, cartas, entrevistas, ou outra documentação verbal ou escrita. E, ainda que muitas investigações na área de cinema tenham já citado ou parafraseado, em especial, os “grandes cineastas”,o que a "Teoria dos cineastas" pretende é tornar esse procedimento numa aposta consciente e sistemática. Em "Ver, ouvir e ler os cineastas" o leitor encontra, justamente, uma aproximação à reflexão dos cineastas. São disso exemplo: a discussão de conceitos dos próprios cineastas, a relação com outros cineastas (por exemplo, realizador e montador), a leitura atenta de manifestos ou a exposição e discussão de pensamentos que revelam coerência reflexiva entre o discurso verbal/escrito e a práxis artística.
- A Web e o documentário: uma dupla inseparável?Publication . Penafria, ManuelaCompreender e interpelar o webdocumentário são os objetivos das observações a seguir apresentadas. E, desde já, avanço com uma possível resposta à pergunta do título. Se a Web (Internet) e o documentário não são uma dupla inseparável, pelo menos, aparentam ser.
- Unfinished: The cinema of Noémia DelgadoPublication . Penafria, ManuelaNoémia Delgado is mentioned in the History of Portuguese cinema for directing the film Máscaras (1976). Almost all of her filmography was made for television. In this book chapter the focus is on the films that Noémia Delgado intended to make for cinema theaters and festivals but were never made. Based on documentation such as interviews, the text discusses her conception of cinema and her filmography, in particular the films that remained to be made and which are a cinematographic heritage for both Delgado's filmography and Portuguese cinema.
- Observações sobre a "Teoria dos Cineastas" - Nota dos EditoresPublication . Penafria, Manuela; Baggio, Eduardo Tulio; Graça, André Rui; Araújo, Denize CorreaO texto discute a abordagem denominada “Teoria dos Cineastas” quanto a possíveis impedimentos para o seu desenvolvimento, assim como a sua delimitação e alcance enquanto teoria.
- A dimensão emocional do documentárioPublication . Penafria, ManuelaNo âmbito da mais recente teoria do cinema, a temática das emoções marca a atualidade. E o estudo sobre o documentário não se encontra alheado desta nova perspetiva. No presente texto pretendemos apresentar algumas considerações que dão conta precisamente da dimensão emocional do documentário, dimensão essa que envolve o realizador, os intervenientes e o espectador. Pretendemos, sobretudo, reforçar esta nova perspetiva a respeito de um filme cujo principal enfoque de discussão tem sido a sua aproximação, veracidade ou compromisso com a realidade.
- O ato de criação e a Teoria dos CineastasPublication . Penafria, Manuela; Vilão, Henrique; Ramiro, TiagoPretendemos discutir se o filme é uma teoria e que essa “teoria” possa contribuir para a discussão de temáticas da teoria do cinema, de ca‑ riz científico. Inserido no âmbito da abordagem “Teoria dos Cineastas” pela qual não apenas os filmes mas, também, o discurso verbal e escrito dos cineastas se apresenta como um modo viável e legítimo para compreender o cinema, este artigo pretende abordar a possibilidade da teoria ser elabo‑ rada apenas a partir dos filmes, ou seja, uma teoria que advém do processo criativo.
- Tradição e Reflexões, contributos para a teoria e estética do documentário / Tradición y Reflexiones, contribuciones a la teoria y la estética del documentalPublication . Penafria, ManuelaEnquanto contributo para o estudo do documentário, os textos fundamentais e fundadores de reflexão teórica e estética, “First principles of documentary” e “Flaherty’s poetic Moana”, ambos da autoria de John Grierson, foram traduzidos para português e para castelhano. O pensamento de John Grierson é revisitado, sendo mais criticado que aplaudido, por Brian Winston. Deste autor seleccionámos os textos: “Documentary: I think we are in trouble”, “The tradition of the victim in griersonian documentary” e “Towards a post-griersonian documentary”, também traduzidos para português e para castelhano. Complementam este livro artigos sobre o filme etnográfico, a operacionalização do conceito de encenação no documentário, caracterização e problemáticas de um sub-género promissor do documentário, o making of , manifestações do cinema directo em versão portuguesa, a revolução portuguesa de Abril, os documentários portugueses realizados para empresas industriais, o movimento operário brasileiro dos anos 70 colocado em documentário, a vanguarda presente nos filmes NO-DO (Noticiero documental) da era franquista espanhola, integração do cinema de animação pelo documentário, ou vice-versa, a narrativa documental e a presença do documentário na Teoria Realista.