Repository logo
 
Publication

O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem

dc.contributor.advisorOsório, Paulo José Tente da Rocha Santos
dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
dc.contributor.authorSantos, Tânia Marlene Leal dos
dc.date.accessioned2014-06-04T20:20:21Z
dc.date.available2014-06-04T20:20:21Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEste trabalho realizou-se no âmbito do Mestrado em “Estudos Ibéricos”, tendo englobado os alunos de PLNM. A presente investigação pretende analisar teoricamente os conceitos de LM, L2 e LE. Partindo do princípio que entre L2 e LE existem diferentes concepções teóricas, optámos por englobar a designação de PLNM. Assim, o nosso estudo abarca essas noções e interligando-as comenta o próprio perfil do Professor de línguas, bem como as metodologias utilizadas. No domínio prático, centrámo-nos no Concelho do Sabugal, cujas escolas já apresentam alunos de PLNM. Pelo recurso ao inquérito (professores e alunos) levámos a cabo a interpretação dos resultados desses inquéritos, a fim de darmos um contributo à resolução das inquietações de uma escola cada vez mais multicultural.
dc.description.abstractThis work was carried out within the scope of a Master`s degree in “Iberian Studies” and had its basis in PLNM studies. The purpose of this research is to analize theoretically the concepts of LM (mother longue), L2 (second language) and LE (foreign language). Assuming that between L2 and LE there are different theoretical concepts, we have chosen to include the appoitment of PLNM. This, our study extends these notions and linking them comments of language`s teacher profile the methologies used. In the pratical domain we focus on Sabugal´s country whose schools already have students of PLNM. The use of the inquiry (teacher and student) allowed us to carry out the interpretation of these survey´s results in order to make a contribution adressed to the concerns of an increasingly multicultural school.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1778
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectSegunda línguapor
dc.subjectDidáctica das Línguaspor
dc.subjectBilinguismopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.titleO português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 6
No Thumbnail Available
Name:
CAPA 1.pdf
Size:
21.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Capa_1
No Thumbnail Available
Name:
Sub capa 2.pdf
Size:
6.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Capa_2
No Thumbnail Available
Name:
INICIO 4.pdf
Size:
29.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Inicio
No Thumbnail Available
Name:
AGRADECIMENTOS 3.pdf
Size:
92.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Agradecimentos
No Thumbnail Available
Name:
TESE FINAL 5.pdf
Size:
1018.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: