Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A reflexão metalinguística no ciclo de escrita: contributos para uma tipologia dos erros no 1º ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertaçãoLAURA.pdf10.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No estudo entendemos a escrita como um processo, cuja aprendizagem enquadramos em sucessivos actos de resolução de problemas. Na tentativa de contrariar os modelos tradicionais que privilegiavam a aprendizagem daquela copiando textos considerados modelares, experimentamos o Ciclo de Escrita, em contexto pedagógico, onde os passos vão da planificação, à textualização, até à revisão. Para o efeito, seleccionámos uma amostra, composta por dois gru-pos/turma, pertencentes a uma escola da cidade. Após interpretação dos resul-tados, concluímos que alunos diferentes exigem actividades diferenciadas. Contudo, ao validarmos o Ciclo de Escrita, ficámos cientes de que, nesta fase etária, a activação do conhecimento, no início da tarefa, é de uma importância fundamental.
On comprend l'écriture comme un processus, dont l'apprentissage s'en-cadre en démarches de résolution de problèmes. En effet, on essaie de contre-dire les modèles traditionnelles, où on faisait des copies des beaux textes. Maintenant, dans la salle de classe, on privilégie l'apprentissage au niveau du Cycle de l'Écriture, dès la planification, à la rédaction, jusqu'à la révision. Pour la recherche pratique, on a choisi deux classes, appartenantes à une école située dans la ville. Au moment de la conclusion, on peut dire que l’activation de la connais-sance des jeunes est exigée même pour les groupes différents, pour qu'ils puissent créer des automatismes au niveau de bons écrivants.

Description

Keywords

Ensino básico Ensino-aprendizagem

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License