Publication
A reflexão metalinguística no ciclo de escrita: contributos para uma tipologia dos erros no 1º ciclo do Ensino Básico
| dc.contributor.advisor | Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos | |
| dc.contributor.author | Fino, Maria Laura Cabral | |
| dc.date.accessioned | 2014-07-02T16:06:56Z | |
| dc.date.available | 2014-07-02T16:06:56Z | |
| dc.date.issued | 2010-05 | |
| dc.description.abstract | No estudo entendemos a escrita como um processo, cuja aprendizagem enquadramos em sucessivos actos de resolução de problemas. Na tentativa de contrariar os modelos tradicionais que privilegiavam a aprendizagem daquela copiando textos considerados modelares, experimentamos o Ciclo de Escrita, em contexto pedagógico, onde os passos vão da planificação, à textualização, até à revisão. Para o efeito, seleccionámos uma amostra, composta por dois gru-pos/turma, pertencentes a uma escola da cidade. Após interpretação dos resul-tados, concluímos que alunos diferentes exigem actividades diferenciadas. Contudo, ao validarmos o Ciclo de Escrita, ficámos cientes de que, nesta fase etária, a activação do conhecimento, no início da tarefa, é de uma importância fundamental. | por |
| dc.description.abstract | On comprend l'écriture comme un processus, dont l'apprentissage s'en-cadre en démarches de résolution de problèmes. En effet, on essaie de contre-dire les modèles traditionnelles, où on faisait des copies des beaux textes. Maintenant, dans la salle de classe, on privilégie l'apprentissage au niveau du Cycle de l'Écriture, dès la planification, à la rédaction, jusqu'à la révision. Pour la recherche pratique, on a choisi deux classes, appartenantes à une école située dans la ville. Au moment de la conclusion, on peut dire que l’activation de la connais-sance des jeunes est exigée même pour les groupes différents, pour qu'ils puissent créer des automatismes au niveau de bons écrivants. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1982 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Ensino básico | por |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
| dc.title | A reflexão metalinguística no ciclo de escrita: contributos para uma tipologia dos erros no 1º ciclo do Ensino Básico | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
