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Abstract(s)
Este breve estudo é uma pequena incursão sobre o tema da literacia. A importância da leitura é sustentada em estudos, inumeráveis estudos, que apontam indelevelmente para a criação mental de outras experiências mais profundas em termos intelectuais que depois se manifestam na resolução de problemas práticos do dia-a-dia, porque há mais vocabulário, há mais semântica e também mais sintática. As inferências meta textuais são importantes para substanciar o espírito crítico. Bem assim como a expressão artística que é relegada para terceiro plano. Uma pessoa bem integrada na sociedade deve conter conceitos estruturantes sobre arte e deve saber apreciar as várias formas de expressão artística.
Este pequeno trabalho pretende ser uma apologia da leitura de uma forma em que segmentações da problemática são referenciadas e comentadas. É uma abordagem de alguns pontos sensíveis nesta matéria, como sejam os fatores que implicam a leitura em termos de procedimento, a situação da Literatura como género e como forma de repercutir a realidade, as dificuldades de articular uma linguagem despida do cânone ou o ensino de Português nas nossas escolas, bem assim como o lugar das novas tecnologias em ambiente escolar e social.
Refere-se ainda algumas formas de literacia e exemplos que demonstram que há um longo caminho a percorrer em relação a esta temática. As áreas do conhecimento são imensas e influenciam-se mutuamente, mormente nesta área da leitura, com a Psicolinguística e as Teorias do Processamento da informação, a cruzarem-se com a Neurobiologia, a Semiótica e outras.
A leitura tornou-se um hábito silencioso, difuso e muito especializado. Os mecanismos que influenciam a sua realização encontram-se na memória, na perceção e nas capacidades cognitivas, juntamente com os sentimentos e emoções que vão do geral para o particular e vice-versa, quer se trate de uma pequena parte do texto que encerra algo com sentido, ou a construção estrutural dos diversos compósitos de que o texto é portador. Para isso são necessários estudos para aferir das condições internas ao sujeito leitor, bem como assim as condições externas, como o ambiente social, cultural, biológico etc. Mas é no sentido difuso da busca que o leitor entrevê ou procura, que julgo ser essencial a prossecução de estudos.
Description
Keywords
Literacia
