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Literacias: Uma Abordagem
| datacite.subject.fos | Humanidades::Ciências Documentais | por |
| dc.contributor.advisor | Pereira, Reina Marisol Troca | |
| dc.contributor.author | Saraiva, Rui Jorge Martins da Fonseca | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-03T15:41:49Z | |
| dc.date.available | 2019-01-03T15:41:49Z | |
| dc.date.issued | 2017-11-3 | |
| dc.date.submitted | 2017-10-13 | |
| dc.description.abstract | Este breve estudo é uma pequena incursão sobre o tema da literacia. A importância da leitura é sustentada em estudos, inumeráveis estudos, que apontam indelevelmente para a criação mental de outras experiências mais profundas em termos intelectuais que depois se manifestam na resolução de problemas práticos do dia-a-dia, porque há mais vocabulário, há mais semântica e também mais sintática. As inferências meta textuais são importantes para substanciar o espírito crítico. Bem assim como a expressão artística que é relegada para terceiro plano. Uma pessoa bem integrada na sociedade deve conter conceitos estruturantes sobre arte e deve saber apreciar as várias formas de expressão artística. Este pequeno trabalho pretende ser uma apologia da leitura de uma forma em que segmentações da problemática são referenciadas e comentadas. É uma abordagem de alguns pontos sensíveis nesta matéria, como sejam os fatores que implicam a leitura em termos de procedimento, a situação da Literatura como género e como forma de repercutir a realidade, as dificuldades de articular uma linguagem despida do cânone ou o ensino de Português nas nossas escolas, bem assim como o lugar das novas tecnologias em ambiente escolar e social. Refere-se ainda algumas formas de literacia e exemplos que demonstram que há um longo caminho a percorrer em relação a esta temática. As áreas do conhecimento são imensas e influenciam-se mutuamente, mormente nesta área da leitura, com a Psicolinguística e as Teorias do Processamento da informação, a cruzarem-se com a Neurobiologia, a Semiótica e outras. A leitura tornou-se um hábito silencioso, difuso e muito especializado. Os mecanismos que influenciam a sua realização encontram-se na memória, na perceção e nas capacidades cognitivas, juntamente com os sentimentos e emoções que vão do geral para o particular e vice-versa, quer se trate de uma pequena parte do texto que encerra algo com sentido, ou a construção estrutural dos diversos compósitos de que o texto é portador. Para isso são necessários estudos para aferir das condições internas ao sujeito leitor, bem como assim as condições externas, como o ambiente social, cultural, biológico etc. Mas é no sentido difuso da busca que o leitor entrevê ou procura, que julgo ser essencial a prossecução de estudos. | por |
| dc.identifier.tid | 202107671 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/6682 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Literacia | por |
| dc.title | Literacias: Uma Abordagem | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ciências Documentais | por |
