Repository logo
 
Publication

Literacias: Uma Abordagem

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências Documentaispor
dc.contributor.advisorPereira, Reina Marisol Troca
dc.contributor.authorSaraiva, Rui Jorge Martins da Fonseca
dc.date.accessioned2019-01-03T15:41:49Z
dc.date.available2019-01-03T15:41:49Z
dc.date.issued2017-11-3
dc.date.submitted2017-10-13
dc.description.abstractEste breve estudo é uma pequena incursão sobre o tema da literacia. A importância da leitura é sustentada em estudos, inumeráveis estudos, que apontam indelevelmente para a criação mental de outras experiências mais profundas em termos intelectuais que depois se manifestam na resolução de problemas práticos do dia-a-dia, porque há mais vocabulário, há mais semântica e também mais sintática. As inferências meta textuais são importantes para substanciar o espírito crítico. Bem assim como a expressão artística que é relegada para terceiro plano. Uma pessoa bem integrada na sociedade deve conter conceitos estruturantes sobre arte e deve saber apreciar as várias formas de expressão artística. Este pequeno trabalho pretende ser uma apologia da leitura de uma forma em que segmentações da problemática são referenciadas e comentadas. É uma abordagem de alguns pontos sensíveis nesta matéria, como sejam os fatores que implicam a leitura em termos de procedimento, a situação da Literatura como género e como forma de repercutir a realidade, as dificuldades de articular uma linguagem despida do cânone ou o ensino de Português nas nossas escolas, bem assim como o lugar das novas tecnologias em ambiente escolar e social. Refere-se ainda algumas formas de literacia e exemplos que demonstram que há um longo caminho a percorrer em relação a esta temática. As áreas do conhecimento são imensas e influenciam-se mutuamente, mormente nesta área da leitura, com a Psicolinguística e as Teorias do Processamento da informação, a cruzarem-se com a Neurobiologia, a Semiótica e outras. A leitura tornou-se um hábito silencioso, difuso e muito especializado. Os mecanismos que influenciam a sua realização encontram-se na memória, na perceção e nas capacidades cognitivas, juntamente com os sentimentos e emoções que vão do geral para o particular e vice-versa, quer se trate de uma pequena parte do texto que encerra algo com sentido, ou a construção estrutural dos diversos compósitos de que o texto é portador. Para isso são necessários estudos para aferir das condições internas ao sujeito leitor, bem como assim as condições externas, como o ambiente social, cultural, biológico etc. Mas é no sentido difuso da busca que o leitor entrevê ou procura, que julgo ser essencial a prossecução de estudos.por
dc.identifier.tid202107671
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6682
dc.language.isoporpor
dc.subjectLiteraciapor
dc.titleLiteracias: Uma Abordagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ciências Documentaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
5989_12285.pdf
Size:
878.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
5989_12286.pdf
Size:
91.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format