Repository logo
 
Publication

Adaptações curriculares não significativas para aprendizagem do Som no 8º ano

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ensino de Física e Química no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundáriopor
dc.contributor.advisorSoares, Sandra da Costa Henriques
dc.contributor.advisorPrata, Célia Maria Borges
dc.contributor.authorFernandes, Annabel Dias Barrocas
dc.date.accessioned2024-12-03T16:48:42Z
dc.date.available2024-12-03T16:48:42Z
dc.date.issued2024-07-25
dc.date.submitted2024-06-28
dc.description.abstractA Escola Inclusiva reflete um modelo educacional que visa garantir a participação, aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, independentemente das suas características, competências, limitações ou diferenças, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade de oportunidades. Este modelo educacional aposta na diferenciação do currículo para promover a equidade, suportando-se em medidas de apoio à aprendizagem, organizadas em diferentes níveis de intervenção, de acordo com as respostas educativas necessárias para cada aluno adquirir uma base comum de competências, valorizando as suas potencialidades e interesses. Cada nível de intervenção contém medidas que inferem as atitudes e medidas que inferem o currículo, sendo estas últimas as mais desafiadoras e as que mais resistência encontram à sua implementação. Neste trabalho de investigação desenvolveu-se uma proposta de Adaptações Curriculares Não Significativas para o domínio “Som” da disciplina de Físico-Química do 8º ano do 3º ciclo do ensino básico e aplicou-se essa proposta, em contexto educativo real, para o subdomínio “Atributos do Som e sua Deteção pelo Ser Humano e Fenómenos Acústicos”. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na aprendizagem após a implementação da atividade adaptada, demonstrando que o desenvolvimento de Adaptações Curriculares Não Significativas com recurso a metodologias promotoras de aprendizagens ativas, tendo por base uma situaçãoproblema ligada ao dia a dia dos alunos, é uma estratégia eficaz para mitigar as dificuldades de aprendizagem associadas aos comportamentos diferenciados mais comuns.por
dc.description.abstractInclusive Education reflects an educational model that aims to guarantee all students' participation, learning, and development, regardless of their characteristics, abilities, limitations, or differences, respecting diversity and promoting equal opportunities. This educational model focuses on differentiating the curriculum to promote equity, relying on learning support measures, organized at different levels of intervention, according to the educational responses necessary for each student to acquire a common base of skills, valuing their potentialities and interests. Each level of intervention contains measures that infer attitudes and measures that assume the curriculum, the latter being the most challenging and the ones that face the most resistance to their implementation. In this research work, a proposal for Non-Significant Curricular Adaptations was developed for the domain “Sound” of the Physics-chemistry discipline of the 8th year of the 3rd cycle of basic education. This proposal was applied, in a real educational context, for the subdomain “Attributes of Sound and its Detection by Human Beings and Acoustic Phenomena”. The results obtained showed an improvement in learning after implementing the adapted activity, demonstrating that the development of Non-Significant Curricular Adaptations using methodologies that promote active learning, based on a problem situation linked to the student's daily lives, is an effective strategy to mitigate learning difficulties associated with the most common differentiated behaviors.eng
dc.identifier.tid203738012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14937
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subject8º Anopor
dc.subjectAdaptações Curricularespor
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempor
dc.subjectEscola Inclusivapor
dc.subjectFísico- Químicapor
dc.subjectSompor
dc.titleAdaptações curriculares não significativas para aprendizagem do Som no 8º anopor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFernandes
person.givenNameAnnabel
person.identifier1331192
person.identifier.ciencia-idC81C-978E-4401
person.identifier.orcid0000-0002-9007-5342
person.identifier.ridK-5755-2018
person.identifier.scopus-author-id55937369500
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication312abda7-2927-461e-a2b2-2afc9822b23d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery312abda7-2927-461e-a2b2-2afc9822b23d
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10664_25388.pdf
Size:
3.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format