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A mulher-cineasta: da arte pela arte a uma estética da diferenciação
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cunha, Tito Cardoso e | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Catarina dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-01-21T10:34:26Z | |
dc.date.available | 2016-01-21T10:34:26Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A História do Cinema tem início nos finais do século XIX, em sociedades europeias heterogéneas, com uma estrutura patriarcal comum entre si. Estudar as propostas feministas aplicadas à sétima arte coincide portanto com uma reflexão em torno dos reconhecidos estereótipos e arquétipos com os quais a feminilidade terá sido conotada, e com a denúncia de objectificações gratuitas e discriminações por razões de género. Recuperam-se, deste modo, e como valor compensatório, artistas esquecidas ou nunca devidamente reconhecidas, eliminadas dos manuais e arquivos históricos — o que adquire maior relevância no contexto de uma cinematografia minoritária, como a realizada em Portugal. Promovem-se, simultaneamente, debates que voltam a questionar a insustentável indefinição de uma sensibilidade artística feminina, com contornos de misticismo. A investigação que aqui sintetizamos parte assim de questões como as enunciadas para procurar delimitar, em primeira instância, o processo que ditou a passagem das mulheres dos tradicionais postos de assistência secundária (na produção, fotografia, montagem, cenografia, guião) à realização de cinema. Nessa fase, constata-se o abandono do lugar do outro — objecto indecifrável a quem se dedica um poema, um olhar ou uma distante tentativa de compreensão — para passar, ela própria, a ser eleita, observada ou entendida por si. Nesse sentido, sublinhe-se que os feminismos não denunciaram “apenas” os não-lugares da mulher na arte, possibilitando antes, e essencialmente, a sua lenta e difícil entrada num universo masculino. O cinema, enquanto meio de comunicação com maiores ou menores dimensões artísticas, pode assim, no nosso entender, auxiliar a constituição de sociedades mais justas e igualitárias. Por essa razão, pretendemos observar as imagens em movimento criadas por mulheres, em Portugal, analisando o poder do seu olhar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101319827 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3959 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Cinema - Papel da mulher - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Cinema - Invisibilidade feminina - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Cinematografia minoritária - Discriminação de género | pt_PT |
dc.title | A mulher-cineasta: da arte pela arte a uma estética da diferenciação | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Comunicação | pt_PT |