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A mulher-cineasta: da arte pela arte a uma estética da diferenciação

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorCunha, Tito Cardoso e
dc.contributor.authorPereira, Ana Catarina dos Santos
dc.date.accessioned2016-01-21T10:34:26Z
dc.date.available2016-01-21T10:34:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA História do Cinema tem início nos finais do século XIX, em sociedades europeias heterogéneas, com uma estrutura patriarcal comum entre si. Estudar as propostas feministas aplicadas à sétima arte coincide portanto com uma reflexão em torno dos reconhecidos estereótipos e arquétipos com os quais a feminilidade terá sido conotada, e com a denúncia de objectificações gratuitas e discriminações por razões de género. Recuperam-se, deste modo, e como valor compensatório, artistas esquecidas ou nunca devidamente reconhecidas, eliminadas dos manuais e arquivos históricos — o que adquire maior relevância no contexto de uma cinematografia minoritária, como a realizada em Portugal. Promovem-se, simultaneamente, debates que voltam a questionar a insustentável indefinição de uma sensibilidade artística feminina, com contornos de misticismo. A investigação que aqui sintetizamos parte assim de questões como as enunciadas para procurar delimitar, em primeira instância, o processo que ditou a passagem das mulheres dos tradicionais postos de assistência secundária (na produção, fotografia, montagem, cenografia, guião) à realização de cinema. Nessa fase, constata-se o abandono do lugar do outro — objecto indecifrável a quem se dedica um poema, um olhar ou uma distante tentativa de compreensão — para passar, ela própria, a ser eleita, observada ou entendida por si. Nesse sentido, sublinhe-se que os feminismos não denunciaram “apenas” os não-lugares da mulher na arte, possibilitando antes, e essencialmente, a sua lenta e difícil entrada num universo masculino. O cinema, enquanto meio de comunicação com maiores ou menores dimensões artísticas, pode assim, no nosso entender, auxiliar a constituição de sociedades mais justas e igualitárias. Por essa razão, pretendemos observar as imagens em movimento criadas por mulheres, em Portugal, analisando o poder do seu olhar.pt_PT
dc.identifier.tid101319827
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3959
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCinema - Papel da mulher - Portugalpt_PT
dc.subjectCinema - Invisibilidade feminina - Portugalpt_PT
dc.subjectCinematografia minoritária - Discriminação de géneropt_PT
dc.titleA mulher-cineasta: da arte pela arte a uma estética da diferenciaçãopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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