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Ciclo 8 tempos de baixa dissipação de calor: Simulação e implementação
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletromecânica | por |
| dc.contributor.advisor | Fael, Paulo Manuel Oliveira | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Daniel Balacó | |
| dc.date.accessioned | 2024-10-30T14:19:08Z | |
| dc.date.available | 2024-10-30T14:19:08Z | |
| dc.date.issued | 2024-03-14 | |
| dc.date.submitted | 2024-01-30 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho oferece uma análise detalhada e inovadora sobre motores de combustão interna, com o destaque particular do ciclo de 8 tempos de baixa dissipação de calor. Esta inovação pode representar um avanço significativo nesta área de investigação, propondo uma melhoria substancial na utilização eficiente do calor gerado pela combustão. Inicia-se com uma exploração minuciosa dos princípios fundamentais que regem o funcionamento dos motores de combustão interna, abrangendo as suas características termodinâmicas intrínsecas e os fatores que influenciam a eficiência energética e a transferência de calor. Este estudo aprofundado é crucial para compreender as bases sobre as quais o ciclo de 8 tempos é desenvolvido e otimizado. De seguida, é apresentada uma análise aprofundada do ciclo de 8 tempos em si, destacando as suas peculiaridades e benefícios em relação aos ciclos convencionais. É desenvolvida uma modelação computacional avançada para validar a eficiência e viabilidade deste ciclo. Essa abordagem quantitativa enfatiza a melhoria na eficiência energética e a redução significativa das perdas de calor, dois aspetos fundamentais na procura por soluções mais sustentáveis e economicamente viáveis no contexto atual de desafios ambientais e energéticos. Para demonstrar a aplicabilidade prática deste ciclo, o estudo inclui um caso de estudo que envolve modificações no motor Honda GX160. Esta parte do trabalho serve como um modelo para futuras adaptações em outros motores. O trabalho culmina com uma avaliação crítica dos resultados obtidos e oferece sugestões valiosas para futuras investigações neste campo. A conclusão ressalta o potencial revolucionário do ciclo de 8 tempos, não apenas para melhorar o desempenho dos motores de combustão interna, mas também para contribuir significativamente para a redução do impacto ambiental. | por |
| dc.identifier.tid | 203686179 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/14544 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Baixa Dissipação de Calor | por |
| dc.subject | Ciclo de 8 Tempos | por |
| dc.subject | Eficiência Energética | por |
| dc.subject | Motores de Combustão Interna | por |
| dc.subject | Simulação Computacional | por |
| dc.title | Ciclo 8 tempos de baixa dissipação de calor: Simulação e implementação | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | 2º Ciclo em Engenharia Eletromecânica | por |
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