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Uma nova interpretação de um auto de Gil Vicente

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Neste trabalho, intitulado Uma nova interpretação de Um Auto de Gil Vicente, cedo lugar a uma reflexĆ£o sumĆ”ria em torno da história do Teatro, como ponto de partida para a tragicomĆ©dia vicentina, denominada As Cortes de JĆŗpiter, sobre a qual Garrett introduz o seu Auto de ―meditação‖ cultural. A partir do exemplo garrettiano, aproveitamos a oportunidade para ressaltar, especialmente, o grande deficit do nosso PaĆ­s na Ć©poca do autor, do qual podemos verificar ainda alguns reflexos na actualidade, nomeadamente no Ć¢mbito de alguns casos de iliteracia e analfabetismo. De facto, ainda hoje, detemos uma população com dificuldades na descodificação da mensagem e leitura do texto literĆ”rio, tornando-se difĆ­cil incutir no pĆŗblico-alvo uma posição crĆ­tica face a uma abordagem especĆ­fica, que se pretenda transmitir numa determinada obra. Deste modo, dedicamo-nos a um tema no Ć¢mbito do contexto teatral, a fim de, atravĆ©s do exemplo, empreendedor de Garrett, demonstrar a necessidade de tomarmos uma atitude, no sentido de tentarmos inovar a nossa cultura, recorrendo a uma ―reciclagem‖ e uma posterior mudanƧa, ambas efectuadas, sempre que o contexto o exigir, para que nĆ£o deixemos morrer o nosso património cultural linguĆ­stico e, com ele, a civilização, como acontecera, na Ć©poca que o autor pretendeu pĆ“r em evidĆŖncia. Ao longo do tratamento do tema inerente ao trabalho efectuado, contamos com o apoio de vĆ”rias fontes bibliogrĆ”ficas em diversas bibliotecas, que satisfizeram dĆŗvidas pertinentes, bem como curiosidades, que tivemos a oportunidade de incluir ao longo do trabalho, embora de forma sucinta. Agradecimentos: ƀ professora Doutora Reina Pereira, querida orientadora, que eu admiro e que dedicou parte de seu tempo a apoiar-me; que me indicou o trajecto a percorrer, sem deixar de mostrar o seu sorriso, a sua simpatia, a sua prontidĆ£o e a sua compreensĆ£o, proporcionando-me, com a sua eloquĆŖncia, o acesso a novos caminhos do conhecimento. AgradeƧo tambĆ©m a todos os professores do Departamento de Letras, por quem sempre senti e sentirei a maior estima, consideração e uma grande admiração. Aproveito tambĆ©m para agradecer a todos os funcionĆ”rios das Bibliotecas, que consultei, pela sua prestabilidade, eficiĆŖncia e simpatia.

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Teatro portuguĆŖs Almeida Garrett

Pedagogical Context

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Universidade da Beira Interior

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