Publication
Uma nova interpretação de um auto de Gil Vicente
| dc.contributor.advisor | Pereira, Reina Marisol Troca | |
| dc.contributor.author | Silva, Isa Alexandra Marques da | |
| dc.date.accessioned | 2014-06-04T21:30:26Z | |
| dc.date.available | 2014-06-04T21:30:26Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.description.abstract | Neste trabalho, intitulado Uma nova interpretação de Um Auto de Gil Vicente, cedo lugar a uma reflexĆ£o sumĆ”ria em torno da história do Teatro, como ponto de partida para a tragicomĆ©dia vicentina, denominada As Cortes de JĆŗpiter, sobre a qual Garrett introduz o seu Auto de āmeditaçãoā cultural. A partir do exemplo garrettiano, aproveitamos a oportunidade para ressaltar, especialmente, o grande deficit do nosso PaĆs na Ć©poca do autor, do qual podemos verificar ainda alguns reflexos na actualidade, nomeadamente no Ć¢mbito de alguns casos de iliteracia e analfabetismo. De facto, ainda hoje, detemos uma população com dificuldades na descodificação da mensagem e leitura do texto literĆ”rio, tornando-se difĆcil incutir no pĆŗblico-alvo uma posição crĆtica face a uma abordagem especĆfica, que se pretenda transmitir numa determinada obra. Deste modo, dedicamo-nos a um tema no Ć¢mbito do contexto teatral, a fim de, atravĆ©s do exemplo, empreendedor de Garrett, demonstrar a necessidade de tomarmos uma atitude, no sentido de tentarmos inovar a nossa cultura, recorrendo a uma āreciclagemā e uma posterior mudanƧa, ambas efectuadas, sempre que o contexto o exigir, para que nĆ£o deixemos morrer o nosso património cultural linguĆstico e, com ele, a civilização, como acontecera, na Ć©poca que o autor pretendeu pĆ“r em evidĆŖncia. Ao longo do tratamento do tema inerente ao trabalho efectuado, contamos com o apoio de vĆ”rias fontes bibliogrĆ”ficas em diversas bibliotecas, que satisfizeram dĆŗvidas pertinentes, bem como curiosidades, que tivemos a oportunidade de incluir ao longo do trabalho, embora de forma sucinta. Agradecimentos: Ć professora Doutora Reina Pereira, querida orientadora, que eu admiro e que dedicou parte de seu tempo a apoiar-me; que me indicou o trajecto a percorrer, sem deixar de mostrar o seu sorriso, a sua simpatia, a sua prontidĆ£o e a sua compreensĆ£o, proporcionando-me, com a sua eloquĆŖncia, o acesso a novos caminhos do conhecimento. AgradeƧo tambĆ©m a todos os professores do Departamento de Letras, por quem sempre senti e sentirei a maior estima, consideração e uma grande admiração. Aproveito tambĆ©m para agradecer a todos os funcionĆ”rios das Bibliotecas, que consultei, pela sua prestabilidade, eficiĆŖncia e simpatia. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1785 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Teatro portuguĆŖs | por |
| dc.subject | Almeida Garrett | por |
| dc.title | Uma nova interpretação de um auto de Gil Vicente | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
