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Abstract(s)
O conceito de leitura e, concomitantemente o acto de ler tem vindo a ser percepcionado de uma outra forma. Assim, tanto a escola como a sociedade são co-responsáveis por tal mudança. Nesta perspectiva, não merece qualquer contestação afirmarmos que, actualmente, os professores necessitam não só de formação inicial, mas também de constantes formações ao longo da sua prática lectiva. De facto, foi este sentimento que nos guiou para iniciarmos um trabalho desta índole, que acreditamos poder contribuir para uma reflexão atempada para quem, tal como nós, inicia um percurso como docentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Nesse sentido, o PNEP vem tentando superar algumas lacunas sentidas pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Língua Portuguesa.
Um outro projecto nacional - PNL - tem demonstrado, através de investigações várias, que as práticas de leitura em Portugal ainda continuam aquém das necessidades objectivas dos portugueses. Com uma intervenção prioritária na escola, pretende de igual forma atingir, de forma objectiva, toda a sociedade portuguesa. Porém, é aqui, neste cenário, que o ensino formal tem lugar: a escola.
De igual modo, no sentido de promover a leitura, as bibliotecas BE/CRES são um contributo precioso para a promoção da leitura na escola e para além desta. Estas têm como primeiros destinatários os alunos, todavia, nestes contextos deverão estar implicados todos os professores da escola, já que estes representam as fontes do saber, num desempenho que se pretende correctamente dimensionado, trabalhando com os alunos, orientando-os e motivando-os nas suas leituras, no sentido de formarmos leitores do mundo e para o mundo.
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Keywords
Leitura - Aprendizagem Leitura - Aprendizagem - Metodologia
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Publisher
Universidade da Beira Interior