Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Estado da Arte da Comunicação Organizacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
34-64-1-SM.pdf295.73 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação em comunicação organizacional tem vindo a crescer nos últimos anos e a constituir-se como uma necessidade premente para a compreensão da dinâmica e do comportamento organizacional. Porém, o investimento nesta área de estudo e o entendimento da sua complexidade implica a identificação de um per- curso histórico e das linhas de investigação que lhe são inerentes. O presente trabalho, tem como principal objetivo revisitar as diferentes linhas de investigação e os respetivos paradigmas que, historicamente, têm atravessado a investigação em comunicação organizacional até aos nossos dias. Nesse sentido, serão identificados e explicitados os quatro paradigmas principais associados à comunicação organizacional, sendo estes: o paradigma positivista; o paradigma interpretativo; o paradigma crítico e o paradigma dialógico. Esta discussão – praticamente inexistente na literatura, torna-se fundamental não só para percebermos o contexto histórico da comunicação organizacional, mas também para elevarmos o estado de maturidade da disciplina providenciado uma perspetiva integrada da mesma.

Description

Keywords

Comunicação Organizacional Paradigmas Estado da Arte

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Research ProjectShow more
Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue