Repository logo
 
Publication

Currículo e currículo oculto

dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
dc.contributor.authorFonseca, Ana Rute Barata de Jesus Mineiro
dc.date.accessioned2014-07-23T15:17:40Z
dc.date.available2014-07-23T15:17:40Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractO relatório apresentado descreve a minha experiência pedagógica como professora estagiária de Língua Espanhola e divide-se em quatro capítulos: Componente Científica, Enquadramento da escola, Componente Lectiva e Componente Extra-curricular. São definidas as estratégias utilizadas na abordagem dos conteúdos leccionados, os métodos aplicados na planificação das aulas e é ainda apresentada uma apreciação crítica da prática pedagógica e dos materiais usados no decorrer da mesma. Com efeito, tal como anteriormente mencionado, o Capítulo I é respeitante à Componente Científica, na qual abordo o tema do Currículo e Currículo oculto, conceitos e teorias, o currículo como projecto, a organização e gestão curriculares e a relação da escola com o currículo. No capítulo seguinte, Capítulo II, é feito o enquadramento da escola onde foi feito o estágio, nomeadamente a sua caracterização e localização geográfica. O Capítulo III é dedicado à Componente Lectiva, subdividindo-se em Estágio Pedagógico em Língua Espanhola e Estágio Pedagógico em Língua Portuguesa. É feita uma apreciação crítica específica e global às aulas leccionadas e aos materiais utilizados nas mesmas. No Capítulo IV são apresentadas as actividades extra-curriculares realizadas ao longo do ano lectivo 2012/2013 e é feita uma breve descrição das mesmas.por
dc.description.abstractEl relatório presentado describe mi experiencia pedagógica como profesora en prácticas de lengua española y se divide en cuatro capítulos: Componente Científica, Encuadramiento de la escuela, Componente Lectiva y Componente Extracurricular. Se definen las estrategias utilizadas en la transmisión de los contenidos estudiados, los métodos aplicados en la planificación de las clases y se presenta aún una apreciación crítica de la práctica pedagógica y de los materiales usados. De hecho, tal como anteriormente mencionado, el Capítulo I dice respecto a la Componente Científica, en la que abordo el tema del Currículo y Currículo oculto, conceptos y teorías, el currículo como proyecto, la organización y gestión curriculares y la relación de la escuela con el currículo. En el capítulo siguiente, Capítulo II, se hace un encuadramiento de la escuela donde se hicieron las prácticas, especialmente su caracterización y localización geográfica. El Capítulo III se dedica a la Componente Lectiva, se subdivide en Estágio Pedagógico em Língua Espanhola y Estágio Pedagógico em Língua Portuguesa. Se hace una apreciación crítica específica y general a las clases aleccionadas y a los materiales usados en ellas. En el Capítulo IV se presentan las actividades extracurriculares realizadas a lo largo del año lectivo 2012/2013 y se hace una breve descripción de las mismas.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2088
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectCurrículopor
dc.titleCurrículo e currículo ocultopor
dc.title.alternativeRelatório de estágio
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_mestrado_Ana Rute Fonseca.pdf
Size:
9.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: