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Authors
Abstract(s)
Capítulo 1
Neste capítulo são expostos alguns aspetos considerados relevantes durante o estágio
pedagógico que efetuei ao longo do ano letivo 2015/2016, no âmbito do mestrado em ensino
de educação física no ensino básico e secundário, realizado no Agrupamento de Escolas Amato
Lusitano em Castelo Branco, nomeadamente:
- Os meus objetivos e expetativas enquanto estagiário incutido em contexto real, bem como o
que me levou a optar pela área de ensino de educação física;
- Os objetivos do agrupamento, tal como a sua caracterização física e das instalações
desportivas;
- Os principais aspetos a referir na organização e planeamento do ano curricular referentes à
turma que lecionei, destacando o planeamento detalhado de uma unidade didática, neste caso
de futebol;
- Resultados com diferentes objetivos. O primeiro conjunto de resultados foi utilizado como
ferramenta de caracterização dos alunos e o segundo como instrumento de reflexão onde se
pretende perceber a opinião dos alunos sobre as aulas de educação física;
- As principais componentes do trabalho realizado no âmbito de direção de turma e conselho
de turma, bem como as atividades do desporto escolar e atividades do grupo disciplinar e grupo
de estágio;
- Uma reflexão contendo os aspetos considerados como positivos e negativos, e as considerações
finais acerca do contributo do estágio para a minha formação profissional, que servirá como
uma ferramenta importante para ajudar a desenvolver as minhas apetências enquanto professor
de educação física. Capítulo 2
O trabalho desenvolvido neste capítulo tem como objetivo perceber a eficácia da autoobservação
relativamente a outros métodos de ensino mais convencionais, e ainda explicar o
papel que a perceção cinestésica dos alunos tem na aprendizagem do próprio desempenho
motor, identificando assim, os desvios relativamente às componentes críticas da habilidade
motora.
A amostra foi constituída por 2 grupos de 15 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os
18 anos, sendo 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. O grupo de controlo irá receber
instrução verbal mais feedback; e o grupo de intervenção recebe instrução verbal, feedback e
visualização da própria execução do movimento.
O resultado mostrou que embora a aprendizagem não tivesse uma evolução estatisticamente
significativa, o grupo experimental teve uma melhoria significativa relativamente à perceção
real final. Conclui-se portante que a perceção tem uma melhoria na fase inicial de
aprendizagem através da auto-observação da habilidade motora.
Description
Keywords
Aprendizagem Lecionação Planeamento