Publication
Relatório de Estágio Pedagógico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências do Desporto | por |
dc.contributor.advisor | Martins, Júlio Manuel Cardoso | |
dc.contributor.advisor | Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da | |
dc.contributor.author | Patita, Tiago Belo | |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T16:34:37Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T16:34:37Z | |
dc.date.issued | 2016-11-22 | |
dc.date.submitted | 2016-10-10 | |
dc.description.abstract | Capítulo 1 Neste capítulo são expostos alguns aspetos considerados relevantes durante o estágio pedagógico que efetuei ao longo do ano letivo 2015/2016, no âmbito do mestrado em ensino de educação física no ensino básico e secundário, realizado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano em Castelo Branco, nomeadamente: - Os meus objetivos e expetativas enquanto estagiário incutido em contexto real, bem como o que me levou a optar pela área de ensino de educação física; - Os objetivos do agrupamento, tal como a sua caracterização física e das instalações desportivas; - Os principais aspetos a referir na organização e planeamento do ano curricular referentes à turma que lecionei, destacando o planeamento detalhado de uma unidade didática, neste caso de futebol; - Resultados com diferentes objetivos. O primeiro conjunto de resultados foi utilizado como ferramenta de caracterização dos alunos e o segundo como instrumento de reflexão onde se pretende perceber a opinião dos alunos sobre as aulas de educação física; - As principais componentes do trabalho realizado no âmbito de direção de turma e conselho de turma, bem como as atividades do desporto escolar e atividades do grupo disciplinar e grupo de estágio; - Uma reflexão contendo os aspetos considerados como positivos e negativos, e as considerações finais acerca do contributo do estágio para a minha formação profissional, que servirá como uma ferramenta importante para ajudar a desenvolver as minhas apetências enquanto professor de educação física. Capítulo 2 O trabalho desenvolvido neste capítulo tem como objetivo perceber a eficácia da autoobservação relativamente a outros métodos de ensino mais convencionais, e ainda explicar o papel que a perceção cinestésica dos alunos tem na aprendizagem do próprio desempenho motor, identificando assim, os desvios relativamente às componentes críticas da habilidade motora. A amostra foi constituída por 2 grupos de 15 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, sendo 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. O grupo de controlo irá receber instrução verbal mais feedback; e o grupo de intervenção recebe instrução verbal, feedback e visualização da própria execução do movimento. O resultado mostrou que embora a aprendizagem não tivesse uma evolução estatisticamente significativa, o grupo experimental teve uma melhoria significativa relativamente à perceção real final. Conclui-se portante que a perceção tem uma melhoria na fase inicial de aprendizagem através da auto-observação da habilidade motora. | por |
dc.identifier.tid | 202330370 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/7792 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Lecionação | por |
dc.subject | Planeamento | por |
dc.title | Relatório de Estágio Pedagógico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundário | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 5252_10299.pdf
- Size:
- 3.68 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format