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Relatório de Estágio Pedagógico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorMartins, Júlio Manuel Cardoso
dc.contributor.advisorCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
dc.contributor.authorPatita, Tiago Belo
dc.date.accessioned2019-12-12T16:34:37Z
dc.date.available2019-12-12T16:34:37Z
dc.date.issued2016-11-22
dc.date.submitted2016-10-10
dc.description.abstractCapítulo 1 Neste capítulo são expostos alguns aspetos considerados relevantes durante o estágio pedagógico que efetuei ao longo do ano letivo 2015/2016, no âmbito do mestrado em ensino de educação física no ensino básico e secundário, realizado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano em Castelo Branco, nomeadamente: - Os meus objetivos e expetativas enquanto estagiário incutido em contexto real, bem como o que me levou a optar pela área de ensino de educação física; - Os objetivos do agrupamento, tal como a sua caracterização física e das instalações desportivas; - Os principais aspetos a referir na organização e planeamento do ano curricular referentes à turma que lecionei, destacando o planeamento detalhado de uma unidade didática, neste caso de futebol; - Resultados com diferentes objetivos. O primeiro conjunto de resultados foi utilizado como ferramenta de caracterização dos alunos e o segundo como instrumento de reflexão onde se pretende perceber a opinião dos alunos sobre as aulas de educação física; - As principais componentes do trabalho realizado no âmbito de direção de turma e conselho de turma, bem como as atividades do desporto escolar e atividades do grupo disciplinar e grupo de estágio; - Uma reflexão contendo os aspetos considerados como positivos e negativos, e as considerações finais acerca do contributo do estágio para a minha formação profissional, que servirá como uma ferramenta importante para ajudar a desenvolver as minhas apetências enquanto professor de educação física. Capítulo 2 O trabalho desenvolvido neste capítulo tem como objetivo perceber a eficácia da autoobservação relativamente a outros métodos de ensino mais convencionais, e ainda explicar o papel que a perceção cinestésica dos alunos tem na aprendizagem do próprio desempenho motor, identificando assim, os desvios relativamente às componentes críticas da habilidade motora. A amostra foi constituída por 2 grupos de 15 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, sendo 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. O grupo de controlo irá receber instrução verbal mais feedback; e o grupo de intervenção recebe instrução verbal, feedback e visualização da própria execução do movimento. O resultado mostrou que embora a aprendizagem não tivesse uma evolução estatisticamente significativa, o grupo experimental teve uma melhoria significativa relativamente à perceção real final. Conclui-se portante que a perceção tem uma melhoria na fase inicial de aprendizagem através da auto-observação da habilidade motora.por
dc.identifier.tid202330370
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7792
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLecionaçãopor
dc.subjectPlaneamentopor
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

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