Repository logo
 
Publication

O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação

dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
dc.contributor.authorGregório, Maria da Piedade Lucas Esteves
dc.date.accessioned2015-05-28T17:15:42Z
dc.date.available2015-05-28T17:15:42Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.description.abstractO presente estudo divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira dissertamos acerca da leitura e da sua importância, cujos laços são indissolúveis com o desenvolvimento do discurso oral e escrito. Versamos a animação de leitura como metodologia para fomentar o gosto pelos livros e promover a participação de todos os alunos numa perspectiva de inclusão. Na parte empírica, através de técnicas de animação, recolhemos narrativas cuja estrutura ajuda a hierarquizar o discurso na mente das crianças e, concomitantemente, a desenvolver mecanismos de compreensão do texto escrito visando os princípios da cidadania.por
dc.description.abstractEste estudio se divide en dos partes principales. En el primer discurso disertamos sobre la lectura y su importancia, cuyos lazos son inseparables con el desarrollo de la elaboración de discurso oral y escrito. Tratamos la animación de la lectura para fomentar el gusto para los libros y promocionar la participación de todos los estudiantes en términos de inclusión. En la parte empírica, con técnicas de la animación, recogemos las narrativas que cuya estructura ayuda a jerarquizar al discurso en la mente de los niños y, concomitantemente, desarrollar mecanismos de la comprensión del texto escrito que es dirigido los principios de la ciudadanía.
dc.description.abstractThe present study is divided in two basic parts. In the first one, we speak about the reading and its importance, whose bows are indissoluble with the development of the verbal speech and writing. We focus on the reading animation as methodology to foment the pleasure for reading books and to promote the participation of all the pupils in an inclusive perspective. In the empirical part, through animation techniques, we collect narratives whose structure helps to build up the mind speech of the children and, concomitantly, to develop mechanisms of comprehension of the written text to the principles of citizenship.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3401
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagem da leiturapor
dc.subjectLeitura - Sala de aulapor
dc.subjectAnimação de leiturapor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.titleO papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEstudos Culturais, Didácticos, Linguísticos e Literáriospor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Estudos Culturais, Didácticos, Linguísticos e Literáriospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
TESE PIEDADE FINAL.pdf
Size:
961.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
ANEXOS FINAL.pdf
Size:
5.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: