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Profissionalidade docente: os desafios e perspetivas dos professores face à monodocência na 5ª e 6ª Classes do Ensino Primário, numa Escola da Província do Bengo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.contributor.advisorBranco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
dc.contributor.authorCorreia, Jeremias Lello Guimarães
dc.date.accessioned2020-03-11T17:16:15Z
dc.date.available2020-03-11T17:16:15Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.date.submitted2018-05-28
dc.description.abstractA profissão docente carateriza-se por um perfil identitário profissional que engloba dimensões como o conteúdo teórico-prático, os valores éticos e deontológicos e a componente da valorização e reconhecimento social. Neste trabalho, foram explorados a primeira e a última dimensões. Na primeira, o foco é direcionado para os desafios que os professores atribuem ao exercício da atividade docente em regime de monodocência, particularmente na 5ª e 6ª classes do ensino primário. Na última, reflete-se a valorização pessoal e a valorização e reconhecimento social da profissão na perspetiva dos docentes. Como é que os professores em regime de monodocência na 5ª e 6ª classes, no Ensino Primário angolano, percecionam a sua identidade profissional e perspetivam a profissão, constitui o objetivo desta investigação. Para a concretização deste desiderato e com base no paradigma de investigação qualitativa, recorreu-se à entrevista de sete sujeitos que lecionam em regime de monodocência nas classes supramencionadas. No domínio da monodocência, os resultados obtidos elucidam que a maioria dos professores identificam nesse regime uma sobrecarga da atividade docente resultante do elevado número de disciplinas que têm de lecionar. Dentre estas foram identificadas como as mais complexas: Educação Física, Matemática, Educação Musical e a Educação Manual e Plástica. A complexidade reclamada é fruto de algumas insuficiências herdadas da formação inicial e, para supri-las, os professores em causa buscam apoios de outros colegas e/ou fazem formações complementares; uns poucos afirmaram que gostariam de ter apoio integral de professores especialistas de modo a auxiliá-los na lecionação dessas disciplinas, fazendo alusão ao regime de coadjuvação. Quanto à valorização pessoal e valorização e reconhecimento social, a maioria afirmou que a docência é, na verdade, uma profissão de prestígio, pois é a que contribui para a formação de outros profissionais, mas não é socialmente valorizada nem reconhecida. Isto pode claramente ser verificado na degradação do estatuto, na remuneração precária e nos constantes atropelos e desrespeito à profissão. Apesar disso, embora com algum ceticismo, perspetiva-se que venha a ser uma profissão mais valorizada, melhor remunerada e socialmente respeitada.por
dc.description.abstractThe teaching profession is characterized by a professional identity profile that includes dimensions such as theoretical-practical content, ethical and deontological values and the component of appreciation and social recognition. In this work the first and last dimensions were explored. In the first one, the focus is the challenges that the teachers refer to the teaching activity in a regimen of monodocency, particularly in the 5th and 6th grades of primary education. The last one reflects the personal appreciation and the appreciation and social recognition of the profession in the perspective of the teachers. How teachers in the 5th and 6th grades in primary education perceive their professional identity and perspective the profession is the aim of this research. To achieve this aim and based on the qualitative research paradigm, we carried out interview to seven teachers that teach in regimen of above-mentioned grades. In the domain of monodocency, the obtained results show that most of teachers identify in this regime an overload of the teaching activity resulting from many disciplines that they must teach. In those disciplines, the following were identified as the most complex: Physical Education, Mathematics, Music Education and Manual and Plastic Education. The complexity complained of is due to some lacks in the initial training, and to overcome the lacks, teachers seek support from other colleagues and/or undertake complementary training; a few stated that it is better to have full support from specialist teachers to assist them in teaching these subjects, alluding to the auxiliary regimen. Regarding personal appreciation and social appreciation and recognition, most said that teaching is, in fact, a profession of prestige, considering that it contributes to the training of other professionals, but is not socially appreciated nor recognized. This can clearly be seen in the degradation of the statute, in the precarious remuneration and in the constant underestimation and disrespect to the profession. Despite this, although with some skepticism, the perspective is that, in the future, it becomes a more appreciated profession, better paid and socially respected.eng
dc.identifier.tid202357902
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9975
dc.language.isoporpor
dc.subjectFormação Contínuapor
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectIdentidade Profissionalpor
dc.subjectMonodocênciapor
dc.subjectProfissionalidade Docentepor
dc.titleProfissionalidade docente: os desafios e perspetivas dos professores face à monodocência na 5ª e 6ª Classes do Ensino Primário, numa Escola da Província do Bengopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Supervisão Pedagógicapor

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