| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
No âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e No Ensino Secundário e do Espanhol Nos Ensinos Básicos e Secundário, pretendemos, neste trabalho, reflectir sobre diversas questões relacionadas com a prática pedagógica do Português, língua materna e do Espanhol, língua estrangeira. Numa primeira parte far-se-á uma breve reflexão sobre a importância do portfólio na supervisão pedagógica, salientando-se os objectivos, aplicação, vantagens e limitações. Num segundo momento, proceder-se-á à análise detalhada de dois manuais de 7º ano de escolaridade (um de Português, Língua Materna e outro de Espanhol, Língua Estrangeira). Neste âmbito, será feita uma análise comparativa, tendo em conta a competência da oralidade, ou seja, será analisada a forma como a oralidade está presente, ou não, nos mesmos manuais. Esta análise terá sempre uma base teórica, essencial para um trabalho deste teor. Além da análise comparativa e da reflexão sobre o papel desta competência nos manuais em questão, serão propostas e descritas algumas actividades que podem ser postas em prática nas aulas de Língua Portuguesa e nas de Espanhol.
A segunda parte desta tese será dedicada ao estágio e à minha prática pedagógica. Nesta constam todos os documentos relativos ao estágio, como a caracterização da escola, planificações, planos de aula, reflexões, relatórios, materiais, instrumentos de avaliação e toda a documentação relacionada com as aulas assistidas.
Com este trabalho, pretende-se, essencialmente, alertar para a necessidade de serem trabalhadas todas as competências de uma forma igualitária na sala de aula, sendo este passo essencial para que os nossos alunos possam aprender, na plenitude, a sua língua materna e a língua estrangeira aqui em questão, o espanhol.
Description
Keywords
Oralidade Língua materna Língua portuguesa Língua espanhola Língua estrangeira Manual no ensino
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior
