Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do Fundão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio.pdfDocumento principal1.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Capítulo 1 – Estágio Pedagógico O estágio pedagógico está inserido no segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. É com enorme prazer que, através da realização deste documento, apresento todo o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico correspondente ao presente ano letivo, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde exerci funções de professor estagiário com o máximo empenho e dedicação. Um ano em que tive a oportunidade de lecionar turmas de diferentes anos (8º D, 11º CT1 e 12º CT2), e ainda aulas de natação a um aluno com necessidades educativas especiais (11º LH). A rotação pelas turmas foi um processo claramente enriquecedor, sendo as vivências diversificadas de turma para turma. Para além disso, acompanhei ainda o trabalho de direção de turma, desporto escolar e colaborei na realização das atividades não letivas do grupo disciplinar de Educação Física. No fundo, considero que foi um ano produtivo pela entrega, dedicação e empenho demonstrados, julgando que consegui adquirir as competências necessárias para desempenhar com competência a função de docente para qual este mestrado nos habilita. Capítulo 2 – Seminário II: Atividade Física e Ocupação dos Tempos Livres Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas atividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objetivo do presente estudo é identificar os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades, género e ciclos de escolaridade. Foi selecionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efetuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixa no género feminino. A atividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adoção de programas de promoção de atividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.
Chapter 1 – Pedagogic Internship The teaching practice is included in the second degree of studies, leading to the degree of Master of Teaching Physical Education in Primary and Secundary Education. I am delighted to present this document, where I describe the entire work produced on this school year, in the Agrupamento de Escolas do Fundão, where I held functions of trainee teacher with the utmost commitment and dedication. This year I had the opportunity to teach in different school grades (8th D, 11th CT1 and 12th CT2), and also give swimming lessons to a student with special educational needs. (11th LH). The rotation by the groups was clearly an enriching process, being the experiences diversified, class to class. Beside this, I follow the work of class direction, school sports and collaborated in conducting the non-Term activities of Physical Education disciplinary group. In conclusion, it was a very productive year as I think I acquired the necessary skills to play an effective role as a teacher of physical education. Chapter 2 – Seminary II: Physical Activity and Occupation of Free Time Knowing the free time occupation of young people is very important in order to realize their leisure activities and what the preponderance that sport occupies. The objective of this study is to identify which are the sporting habits of young people at different ages, gender and cycles. It was selected a sample of 379 students, of both genders, aged from 10 to 18 years, attending between the 5th and the 12th year of the Agrupamento de Escolas do Fundão. The instrument used was an adapted questionnaire of COMPASS program that sought to evaluate the sporting and leisure habits of students. For the present study we used descriptive statistics, t-test for analysis of dichotomous variables, the "p" Person in the correlation of variables and ANOVA for more than two categories. In the analysis we detach a decrease in the levels of sporting activity, an increase of age / schooling cycle and lower practice levels in females. Physical activity does not occupy a central role in the leisure time of young people. The obtained conclusions accentuate the need of adopt programs to promote physical activity since childhood, allowing the predisposition to practice sport in adulthood.

Description

Keywords

Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Lecionação - Planeamento Educação física - Lecionação - Alunos com necessidades educativas especiais Desporto escolar - Actividade física Desporto escolar - Ocupação de tempos livres

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue