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Abstract(s)
Neste texto, propomos uma abordagem pós-convencional dos conceitos de “cibercultura”, “rede”,”
identidade” e “globalização”. Esta abordagem levanta
três problemas fundamentais. Um primeiro problema é
político: qual o modelo de globalização cultural com que
nos confrontamos hoje? É um modelo de globalização
homogeneizadora ou é um modelo de diálogo multicultural? A globalização, na sua configuração atual permite
o reconhecimento das culturas periféricas, nomeadamente o acesso ao reconhecimento e protagonismo nas
indústrias culturais e criativas?
Outro dos problemas é eminentemente conceptual:
faz sentido, a partir da modernidade tardia contemporânea, marcada pela presença de uma multiplicidade
de pretensões identitárias, recorrer à noção de uma
cultura humanística, recuperando a ideia de formação
(paideia) proveniente dos clássicos e distinguindo-a do
conceito antropológico de cultura? Qual foi o impacto
das indústrias culturais, das indústrias criativas e da cibercultura nestas divisões tradicionais?
O terceiro problema reúne ambos os tipos de questões
abordadas nos anteriores, isto é questões conceptuais
e políticas. Será produtivo uma operacionalização da
O impacto da globalização na Comunicação:
26 Para uma abordagem pós convencional do conceito de redes culturais
análise comparativa das especificidades e das convergências entre estudos europeus e sul-americanos que compreenda as diferenças históricas,
sociais e culturais que determinaram formas de aproximação distintas às
relações entre cultura, comunicação e cidadania, integrando essas diferenças no pensamento sobre o modelo articulador das identidades que praticam
a lusofonia.
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Globalização Comunicação Cultura Indústria Cultural
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Labcom