Publication
Estudo comparativo da evolução de níveis de força (superior, média e inferior) numa turma de 12º ano durante 16 semanas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências do Desporto | por |
dc.contributor.advisor | Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da | |
dc.contributor.advisor | Martins, Júlio Manuel Cardoso | |
dc.contributor.author | Castro, Pedro Afonso Lopes de | |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T16:00:39Z | |
dc.date.available | 2024-12-03T16:00:39Z | |
dc.date.issued | 2024-07-17 | |
dc.date.submitted | 2024-06-28 | |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende expor o trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio pedagógico, inserida no 2º Ciclo de estudos que visa obter o grau mestre em Ensino de Educação física nos ensinos básico e Secundário na Universidade da Beira interior. O relatório de estágio apresenta-se dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo “Intervenção Pedagógica”, é apresentado o trabalho realizado durante o estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo de 2023/2024. Este tem o intuito de demonstrar o processo de lecionação nos diferentes ciclos, nomear e descrever as principais aprendizagens e dificuldades e relatar sobre a experiência da participação e lecionação no desporto escolar e intervenção na comunidade escolar. No segundo capítulo “Investigação e Inovação Pedagógica”, pretende-se apresentar o Projeto de Investigação realizado e aplicado durante o ano. Este estudo visa demonstrar, através de avaliações e analises semanais, o desempenho dos alunos nos testes de Salto Horizontal, Push-Up e Abdominais ao longo de 16 semanas, numa turma de 12º ano, onde procuramos compreender a progressão e identificar padrões de melhoria. O critério de desempenho consiste na realização dos exercícios até à exaustão, com objetivo de obter uma melhoria semanal. A pesquisa aborda a relação entre o desenvolvimento biológico, métodos de avaliação de força, intervenções escolares e fatores sociais, preenchendo uma lacuna específica em estudos longitudinais para alunos do 12º ano. Com este projeto pretende-se também oferecer novos horizontes de práticas para aprimorar os programas de treino em ambientes escolares, ao mesmo tempo que contribui para uma compreensão mais abrangente do desenvolvimento físico nessa faixa etária. | por |
dc.description.abstract | This report aims to present the work carried out as part of the Pedagogical Internship Curricular Unit, which is part of the 2nd Cycle of Studies aimed at obtaining a master's degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools at the University of Beira Interior. The internship report is divided into two chapters. The first chapter, "Pedagogical Intervention", presents the work carried out during the internship at Agrupamento de Escolas do Fundão, in the 2023/2024 school year. It aims to demonstrate the process of teaching in the different cycles, name and describe the main learnings and difficulties and report on the experience of participating and teaching in school sport and intervening in the school community. The second chapter, "Research and Pedagogical Innovation", aims to present the research project carried out and applied during the year. This study aims to demonstrate, through weekly evaluations and analysis, the performance of students in the Horizontal Jump, Push-Up and Abdominal tests over 16 weeks, in a 12th grade class, where we seek to understand progression and identify patterns of improvement. The performance criterion consists of performing the exercises to exhaustion, with the aim of obtaining a weekly improvement. The research addresses the relationship between biological development, strength assessment methods, school interventions and social factors, filling a specific gap in longitudinal studies for 12th graders. This project also aims to offer new horizons of practice to improve training programs in school environments, while contributing to a more comprehensive understanding of physical development in this age group. | eng |
dc.identifier.tid | 203737920 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/14867 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Planeamento | por |
dc.subject | Atividade Física | por |
dc.subject | Disciplina de Educação Física | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física | por |
dc.subject | Estágio Pedagógico | por |
dc.title | Estudo comparativo da evolução de níveis de força (superior, média e inferior) numa turma de 12º ano durante 16 semanas | por |
dc.title.alternative | Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 10644_25355.pdf
- Size:
- 2.76 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format