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Optimização da posição do centro de gravidade de um avião comercial para minimização do consumo de combustível

dc.contributor.advisorSilva, Jorge Miguel dos Reis
dc.contributor.authorGabriel, Tiago Miguel Lopes
dc.date.accessioned2015-06-25T14:14:00Z
dc.date.available2015-06-25T14:14:00Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009-09
dc.description.abstractRecentes preocupações económicas e ambientais relacionadas com o uso de combustível levaram as companhias aéreas a tomar importantes medidas no que respeita a políticas de redução dos custos. Com o presente trabalho, pretende-se estudar a influência da posição do centro de gravidade de um avião comercial (C.G.) no consumo de combustível. O carregamento de um avião, i.e., carga, passageiros e combustível, tem especial interesse para o impacto da performance do posicionamento do CG. O correcto posicionamento do C.G. no envelope de voo do avião resulta numa considerável redução do arrasto aerodinâmico (Drag), e por conseguinte, um menor consumo de combustível e de emissões de gases poluentes para a atmosfera. Os resultados deste estudo baseiam-se em análises a informações provenientes de folhas de carga (Load Sheets) e de planos de voo (Flight Plans), que permitiram encontrar as relações existentes entre a posição do C.G. e o consumo de combustível. Das informações recolhidas, quer da companhia aérea, quer do fabricante do avião em causa, foi possível realizar dois processos de optimização da localização do C.G. – um estudo numérico-computacional, e outro com base em análise estatística. Os resultados provenientes destas diferentes abordagens foram, então, comparados com outros obtidos por um software de desempenho fornecido pelo fabricante da aeronave, tendo evidenciado uma excelente concordância que permite comprovar a validade da metodologia de optimização proposta neste trabalho.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3625
dc.language.isoporpor
dc.subjectAeronáutica - Aviões comerciais - Centro de gravidadepor
dc.titleOptimização da posição do centro de gravidade de um avião comercial para minimização do consumo de combustívelpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEngenharia Aeronáuticapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáuticapor

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