Repository logo
 
Publication

Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas

dc.contributor.advisorManso, José Henrique Rodrigues
dc.contributor.authorSilva, Maria da Conceição Lopes da Cruz e
dc.date.accessioned2014-07-25T13:58:08Z
dc.date.available2014-07-25T13:58:08Z
dc.date.issued2011-10
dc.description.abstractProcurando fazer com que os alunos com Necessidades Educativas Especiais, (NEE) mais propriamente crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) adquiram e desenvolvam todas as potencialidades que a leitura e a escrita oferecem, torna-se importante investigar as causas que norteiam as dificuldades na sua aquisição. A presente dissertação pretende fazer o estudo acerca da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com PEA, aplicando vários métodos de leitura e escrita. É um trabalho desafiante e moroso, exige paciência, determinação e criatividade. Cada criança é diferente e aprende de maneira diferente, é o professor que através de uma pedagogia diferenciada, dum ensino individualizado, valorizando os seus “pequenos” progressos e conquistas do seu dia-a-dia, estará deste modo a contribuir para a criança ultrapassar as suas dificuldades. Vale a pena o esforço, é muito gratificante quando, sem se esperar, a criança reage e olha o mundo ao seu redor evoluindo ao seu ritmo nas suas aprendizagens. Pretende-se que a dissertação apresentada não seja apenas um trabalho reflectido e reflexivo, mas também um espaço aberto ao diálogo permanente, pois a nossa prática exige uma escola em permanente mutação.por
dc.description.abstractLooking for students with Special Educational Needs, and more specifically children with Autism Spectrum Disorder (ASD) to acquire and develop the full potential that offer reading and writing, it becomes important to investigate the causes underlying the difficulties in acquiring it. This essay intends to do the study on the learning of reading and writing of children with ASD, applying various methods of reading and writing. It's a challenging job and time consuming and requires patience, determination and creativity. Every child is different and learns differently, is the teacher who through a differentiated pedagogy, an individualized learning, highlighting their "little" progress and achievements of its dayto-day, will thereby contribute to the child overcome their difficulties. It's worth the effort, it is very rewarding when not expected, the child reacts and looks at the evolving world around you at your own pace in their learning. It is intended that the thesis presented is not just a job reflected and reflective, but also a forum open to dialogue because our practice requires a school constantly changing.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2112
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectEnsino estruturadopor
dc.subjectAluno com perturbações do espectro do autismo UEEApor
dc.titleAprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Conceição Silva_Dissertação.pdf
Size:
3.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: