Repository logo
 
Publication

Inteligência Artificial e Transparência no Jornalismo

dc.contributor.authorCanavilhas, João
dc.contributor.authorBiolchi, Bárbara
dc.date.accessioned2024-06-05T10:44:59Z
dc.date.available2024-06-05T10:44:59Z
dc.date.issued2024-06-05
dc.description.abstractA crise que afeta o jornalismo desde o início do século levou ao despedimento de milhares de jornalistas em todo o mundo. Para solucionar a falta de recursos humanos, muitos jornais recorreram à inteligência artificial (IA), mas a introdução de sistemas não humanos e pouco escrutináveis levantou novas questões relacionadas com a transparência do processo jornalístico, afetando a já frágil credibilidade dos media. Não havendo legislação relacionada com o uso da IA no jornalismo, os meios de comunicação têm publicado recomendações que orientem os seus profissionais. Neste trabalho analisamos dois documentos pioneiros, um do Estadão (Brasil) e outro da BBC (Reino Unido), que mostram a forma como estes media procuram ganhar a confiança dos consumidores, explicando de que forma usam a IA nas redações.pt_PT
dc.description.abstractThe crisis that has affected journalism since the beginning of the century has led to the dismissal of thousands of journalists worldwide. To address the lack of human resources, many newspapers have turned to artificial intelligence (AI), but the introduction of non-human and poorly scrutinized systems has raised new questions related to the transparency of the journalistic process, affecting the already fragile credibility of the media. In the absence of legislation related to the use of AI in journalism, the media have been publishing recommendations to guide professionals. In this work, we analyze two pioneering documents, one from Estadão (Brazil) and another from the BBC (UK), which show how these media seek to gain consumer trust by explaining how they use artificial intelligence in newsrooms.pt_PT
dc.description.abstractLa crisis que afecta al periodismo desde principios de siglo ha provocado el despido de miles de periodistas en todo el mundo. Para hacer frente a la falta de recursos humanos, muchos periódicos han recurrido a la inteligencia artificial (IA). Sin embargo, la introducción de sistemas no humanos ha planteado nuevas cuestiones relacionadas con la transparencia del proceso periodístico, afectando a la ya frágil credibilidad de los medios de comunicación. A falta de legislación específica, los medios han ido publicando recomendaciones para orientar a los profesionales. En este trabajo, analizamos dos documentos pioneros, uno de Estadão (Brasil) y otro de la BBC (Reino Unido), que muestran cómo estos medios tratan de ganarse la confianza de los consumidores explicando cómo utilizan la inteligencia artificial en las redacciones.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCanavilhas, J., & Biolchi, B. (2024). Inteligência Artificial e Transparência no Jornalismo. Mídia E Cotidiano, 18(2), 43-64. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.62654pt_PT
dc.identifier.doi10.22409/rmc.v18i2.62654pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14427
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectInteligência Artificialpt_PT
dc.subjectTransparênciapt_PT
dc.subjectCredibilidadept_PT
dc.subjectJournalismpt_PT
dc.subjectPeriodismopt_PT
dc.titleInteligência Artificial e Transparência no Jornalismopt_PT
dc.title.alternativeArtificial Intelligence and Transparency in Journalismpt_PT
dc.title.alternativeInteligencia Artificial y Transparencia en el Periodismopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage64pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
oaire.citation.titleRevista Mídia e Cotidianopt_PT
oaire.citation.volume18pt_PT
person.familyNameCanavilhas
person.familyNameDezordi Biolchi
person.givenNameJoão
person.givenNameBárbara
person.identifier.ciencia-id7810-6698-C3E8
person.identifier.ciencia-idEC1A-279F-1F78
person.identifier.orcid0000-0002-2394-5264
person.identifier.orcid0009-0008-3852-2775
person.identifier.ridB-7992-2011
person.identifier.scopus-author-id37060317500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication58322b39-146a-4881-97bc-182603d2843e
relation.isAuthorOfPublicationec9fee57-9617-4484-b794-332f20ea3b69
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryec9fee57-9617-4484-b794-332f20ea3b69

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2024_ARTIGO_IA e transparência_Midia e Cotidiano_final.pdf
Size:
648.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: