Repository logo
 
Publication

O niilismo de Cláudia Tomaz como prenúncio de um cinema português centrado no miserabilismo humano

dc.contributor.authorPereira, Ana Catarina
dc.date.accessioned2019-07-22T14:04:00Z
dc.date.available2019-07-22T14:04:00Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractCláudia Tomaz é uma das representantes de uma nova geração de realizadores portugueses que começa a filmar nos últimos anos do século XX. Após ter terminado a licenciatura em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, teve oportunidade de trabalhar com algumas das maiores referências cinematográficas nacionais, como Paulo Rocha, Pedro Costa e José Álvaro Morais. Realizou várias curtas-metragens financiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, documentários experimentais de produção independente e duas longas-metragens - Noites (prémio de melhor filme na semana da crítica no Festival de Veneza, em 2000) e Nós (prémio Bocallino no Locarno Film Festival, em 2003, na Suíça). Reside actualmente em Londres e não considera, de todo, a hipótese de voltar a Portugal. O presente artigo é uma proposta de análise fílmica centrada na primeira longa-metragem de Cláudia Tomaz. A metodologia utilizada não será, no entanto, a mais tradicional, no sentido da identificação da Escola a que a realizadora pertence, no estudo detalhado dos planos e técnicas utilizados ou numa análise cuidada da imagem e do som. Em vez disso, propomos uma reflexão teórica sobre os principais objectivos, valores e ideias que o filme reúne em si, sem deixar de elaborar um juízo crítico relativamente ao filme e à evolução que o percurso cinematográfico da realizadora conheceu nos últimos anos. Destacando aqueles que consideramos serem os principais traços de um estilo e identidade da realizadora, reflectimos ainda sobre a presença das mesmas características numa cinematografia nacional dominante.pt_PT
dc.description.abstractCláudia Tomaz is one of the deputies of a young generation of Portuguese film-makers who starts filming in the last years of the twentieth century. When she finished her degree in Communication Sciences, at the Nova University of Lisbon, she was given the opportunity to work with some of the best cinematographic references in Portugal, as Paulo Rocha, Pedro Costa and José Álvaro Morais. She has directed several short films supported by Calouste Gulbenkian Foundation, experimental documentaries of independent production and two feature films — Noites/Nights (best film award at critics’ week at the Venice Film Festival of Year 2000 Edition) and Nós/Us (Bocallino award at Locarno Film Festival - 2003, Switzerland). She currently lives in London and discards the possibility of coming back to Portugal. This paper is a proposal for a film analysis focused on the first feature film of Cláudia Tomaz. The methodology used is not, however, the most traditional, in the sense of an identification of the director’s school, the detailed study of plans and techniques or a careful analysis of image and sound. Instead, we propose a theoretical reflection on the main objectives, values and ideas that the film gathers itself, while preparing a critical judgment of the film and the director’s evolution in recent years. Highlighting those we consider being the main features of a director's style and identity, we also reflected about the presence of the same features in a dominant national cinematography.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, Ana Catarina (2012) O niilismo de Cláudia Tomaz como prenúncio de um cinema português centrado no miserabilismo humano. (Obs)*Observatório. OberCom - Research and Knowledge in Communication, Lisboa - Portugal. Volume 6, número 4, 2012. ISSN: 1646-5954.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15847/obsOBS642012617pt_PT
dc.identifier.issn1646-5954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7134
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisher(Obs)*Observatório. OberCom - Research and Knowledge in Communication, Lisboa - Portugal.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/617/549pt_PT
dc.subjectNiilismopt_PT
dc.subjectEterno retornopt_PT
dc.subjectPassividade femininapt_PT
dc.subjectCinema Portuguêspt_PT
dc.titleO niilismo de Cláudia Tomaz como prenúncio de um cinema português centrado no miserabilismo humanopt_PT
dc.title.alternativeThe nihilism of Claudia Tomaz as a presage of a Portuguese Cinema centered on human miserabilismpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceOberCom - Research and Knowledge in Communication, Lisboa - Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.title(Obs)*Observatóriopt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameSantos Pereira
person.givenNameAna Catarina
person.identifier.ciencia-id5D13-C0C5-8C6B
person.identifier.orcid0000-0003-4066-7486
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb915ce80-bbda-41bd-90a6-a6b6b029638f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb915ce80-bbda-41bd-90a6-a6b6b029638f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
617-2506-1-PB_observatorio.pdf
Size:
339.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: