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O niilismo de Cláudia Tomaz como prenúncio de um cinema português centrado no miserabilismo humano

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Cláudia Tomaz é uma das representantes de uma nova geração de realizadores portugueses que começa a filmar nos últimos anos do século XX. Após ter terminado a licenciatura em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, teve oportunidade de trabalhar com algumas das maiores referências cinematográficas nacionais, como Paulo Rocha, Pedro Costa e José Álvaro Morais. Realizou várias curtas-metragens financiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, documentários experimentais de produção independente e duas longas-metragens - Noites (prémio de melhor filme na semana da crítica no Festival de Veneza, em 2000) e Nós (prémio Bocallino no Locarno Film Festival, em 2003, na Suíça). Reside actualmente em Londres e não considera, de todo, a hipótese de voltar a Portugal. O presente artigo é uma proposta de análise fílmica centrada na primeira longa-metragem de Cláudia Tomaz. A metodologia utilizada não será, no entanto, a mais tradicional, no sentido da identificação da Escola a que a realizadora pertence, no estudo detalhado dos planos e técnicas utilizados ou numa análise cuidada da imagem e do som. Em vez disso, propomos uma reflexão teórica sobre os principais objectivos, valores e ideias que o filme reúne em si, sem deixar de elaborar um juízo crítico relativamente ao filme e à evolução que o percurso cinematográfico da realizadora conheceu nos últimos anos. Destacando aqueles que consideramos serem os principais traços de um estilo e identidade da realizadora, reflectimos ainda sobre a presença das mesmas características numa cinematografia nacional dominante.
Cláudia Tomaz is one of the deputies of a young generation of Portuguese film-makers who starts filming in the last years of the twentieth century. When she finished her degree in Communication Sciences, at the Nova University of Lisbon, she was given the opportunity to work with some of the best cinematographic references in Portugal, as Paulo Rocha, Pedro Costa and José Álvaro Morais. She has directed several short films supported by Calouste Gulbenkian Foundation, experimental documentaries of independent production and two feature films — Noites/Nights (best film award at critics’ week at the Venice Film Festival of Year 2000 Edition) and Nós/Us (Bocallino award at Locarno Film Festival - 2003, Switzerland). She currently lives in London and discards the possibility of coming back to Portugal. This paper is a proposal for a film analysis focused on the first feature film of Cláudia Tomaz. The methodology used is not, however, the most traditional, in the sense of an identification of the director’s school, the detailed study of plans and techniques or a careful analysis of image and sound. Instead, we propose a theoretical reflection on the main objectives, values and ideas that the film gathers itself, while preparing a critical judgment of the film and the director’s evolution in recent years. Highlighting those we consider being the main features of a director's style and identity, we also reflected about the presence of the same features in a dominant national cinematography.

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Keywords

Niilismo Eterno retorno Passividade feminina Cinema Português

Citation

Pereira, Ana Catarina (2012) O niilismo de Cláudia Tomaz como prenúncio de um cinema português centrado no miserabilismo humano. (Obs)*Observatório. OberCom - Research and Knowledge in Communication, Lisboa - Portugal. Volume 6, número 4, 2012. ISSN: 1646-5954.

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(Obs)*Observatório. OberCom - Research and Knowledge in Communication, Lisboa - Portugal.

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