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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Through the perception of internal and external decision-makers, this study aims to
identify and prioritize the stakeholders involved in making decisions in a sports
organization – football club in Portugal. A multiple linear regression analysis was used
to assess the influence of the attributes of power, legitimacy and urgency on the salience
of the various stakeholders. The results showed a convergence of external and internal
decision-makers’ perceptions, concerning the three main stakeholder groups: Top
management, sponsors and members association. Pearson correlations identified four
types of stakeholder: Definitive, dangerous, demanding and non-stakeholders. A
generalized differentiation was also found in stakeholder classification, regarding
evaluation of attributes, between external and internal decision-makers. In addition, the
study suggests the success of organizations’ management will depend on correct
identification of stakeholders and consequent assessment of their relevance, in order to
highlight who should get priority, and how, in strategic decision-making.
Este trabalho visa, através da percepção de decisores internos e externos, identificar e priorizar os stakeholders envolvidos na tomada de decisão de uma organização desportiva - o clube de futebol Centro Desportivo de Fátima - Portugal. Foi utilizada uma análise de regressão linear múltipla para avaliar a influência dos atributos poder, legitimidade e urgência na saliência dos diversos stakeholders. Os resultados evidenciaram uma convergência das percepções dos decisores externos e internos, quanto aos três principais grupos de stakeholders: gestão de topo, patrocinadores e massa associativa. Através das correlações de Pearson, identificaram-se quatro tipos de stakeholders: definitivos, perigosos, exigentes e não-stakeholders. Verificou-se ainda uma diferenciação generalizada na classificação dos stakeholders, relativamente à valorização dos atributos, entre os decisores externos e internos. Para além disso, o estudo sugere que o êxito da gestão das organizações dependerá da identificação correcta dos stakeholders e consequente avaliação da relevância destes, de forma a salientar a quem e como deve ser dada prioridade na tomada de decisão estratégica.
Este trabalho visa, através da percepção de decisores internos e externos, identificar e priorizar os stakeholders envolvidos na tomada de decisão de uma organização desportiva - o clube de futebol Centro Desportivo de Fátima - Portugal. Foi utilizada uma análise de regressão linear múltipla para avaliar a influência dos atributos poder, legitimidade e urgência na saliência dos diversos stakeholders. Os resultados evidenciaram uma convergência das percepções dos decisores externos e internos, quanto aos três principais grupos de stakeholders: gestão de topo, patrocinadores e massa associativa. Através das correlações de Pearson, identificaram-se quatro tipos de stakeholders: definitivos, perigosos, exigentes e não-stakeholders. Verificou-se ainda uma diferenciação generalizada na classificação dos stakeholders, relativamente à valorização dos atributos, entre os decisores externos e internos. Para além disso, o estudo sugere que o êxito da gestão das organizações dependerá da identificação correcta dos stakeholders e consequente avaliação da relevância destes, de forma a salientar a quem e como deve ser dada prioridade na tomada de decisão estratégica.
Description
Keywords
Organização desportiva - Futebol Organização desportiva - Stakeholders - Tomada de decisão Organização desportiva - Gestão Clube desportivo - Gestão estratégica
