Repository logo
 
Publication

A aula de filosofia como exercício filosófico

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopor
dc.contributor.advisorDomingues, José António Duarte
dc.contributor.advisorAmaral, José António Campelo de Sousa
dc.contributor.authorBaptista, Ricardo Miguel Sardinha
dc.date.accessioned2020-02-24T16:46:23Z
dc.date.available2020-02-24T16:46:23Z
dc.date.issued2017-11-2
dc.date.submitted2017-10-3
dc.description.abstractEste trabalho é o relatório final do estágio pedagógico feito no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por base a investigação feita sobre os melhores métodos para o ensino da filosofia e do filosofar que despertem genuinamente nos alunos o interesse pelo exame crítico das ideias. Nele se explora, num primeiro momento, a conceção de educação e a possibilidade e importância do ensino de filosofia. Num segundo momento, investigamos a estratégia de ensino-aprendizagem denominada de aprendizagem por inquirição, visto esta ser uma estratégia que estimula a atitude zetética, a cooperação, a tutoria entre pares e a investigação. Num terceiro momento procuramos relatar como foi a aplicação desta estratégia na nossa prática de ensino supervisionada.por
dc.description.abstractThis work is the final report of the pedagogical internship done in the scope of the Master's Degree in Teaching Philosophy in Secondary Education that is based on research done on the best methods for teaching philosophy and philosophize that genuinely arouse in students the interest in critical examination of ideas. It explores, in a first moment, the conception of education and the possibility and importance of the teaching of philosophy. Secondly, we investigate the teaching-learning strategy called Inquiry-Based Learning, since this is a strategy that stimulates zetetic attitude, cooperation, peer tutoring and research. In a third moment we try to report how the strategy was applied in our supervised teaching practice.eng
dc.identifier.tid202336999
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9504
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagem Por Inquiriçãopor
dc.subjectAtitude Zetéticapor
dc.subjectEnsino da Filosofiapor
dc.subjectExperiência Filosóficapor
dc.subjectRelatório de Estágiopor
dc.titleA aula de filosofia como exercício filosóficopor
dc.title.alternativeRelatório de pesquisa sobre a aprendizagem baseada na investigação para o ensino da filosofia e do filosofar a adolescentespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Filosofia No Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
5892_12484.pdf
Size:
1.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format