Repository logo
 
Publication

Compreensão leitora e literatura infantil: práticas no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorPereira, Dília Maria Abrantes Borrata da Costa
dc.date.accessioned2014-06-30T15:18:07Z
dc.date.available2014-06-30T15:18:07Z
dc.date.issued2010-06
dc.description.abstractNeste estudo, entendemos a leitura como um processo, cuja aprendizagem se enquadra em sucessivas etapas. Contrariando os modelos tradicionais que privilegiavam essencialmente a decifração, ficando-se o leitor nessa aprendizagem feita na Escola, incidimos o nosso trabalho na compreensão leitora que embora se vá adquirindo ao longo da vida, deve ser trabalhada em contexto escolar. Para o efeito trabalhámos o livro “O Menino Escritor”, partindo do modo como medir a compreensão leitora para posteriormente se ampliar desenvolvendo estratégias pedagógico/didácticas enquadradas nas narrativas de potencial recepção literária por parte das crianças. Para o desenvolvimento do projecto, seleccionámos uma amostra, composta por um grupo/turma, pertencente a uma escola do 1º ciclo, do concelho do Fundão. Após interpretação dos resultados, concluímos que aos professores cabe a tarefa de criar dinâmicas de trabalho que possam ser geradoras de leitores efectivos, que façam da leitura um projecto de vida. Ao validarmos o grau da compreensão leitora dos alunos em estudo, ficámos conscientes de que a promoção da leitura e compreensão desta são de assaz importância neste nível de ensino. O ideal será, pois, que cada professor concilie modelos capazes de formar verdadeiros leitores, autónomos, activos e interventivos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1948
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectLeiturapor
dc.titleCompreensão leitora e literatura infantil: práticas no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dília Pereira TESE FINAL_.pdf
Size:
1.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: