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Transição Para a Vida Adulta

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologia::Exclusões e Políticas Sociaispor
dc.contributor.advisorAugusto, Nuno Miguel Cavaca
dc.contributor.authorFernandes, Sandra de Jesus Moura
dc.date.accessioned2019-12-16T16:39:58Z
dc.date.available2019-12-16T16:39:58Z
dc.date.issued2017-11-8
dc.date.submitted2017-10-3
dc.description.abstractO processo de transição para a vida adulta e, muito particularmente, o modo como era tradicionalmente concebido tem vindo a sofrer alterações. Nas gerações anteriores, o período de passagem para a idade adulta constituía um momento de fácil identificação, caracterizado pela linearidade e pela sequencialidade entre a finalização dos estudos, a inserção no mercado de trabalho, a saída de casa dos pais, o casamento e a parentalidade. Como consequência de um conjunto de mudanças ao nível da escolaridade, do mercado de trabalho, das estruturas familiares, das relações sociais e do suporte do Estado-Providência, a transição para a condição de adulto adquiriu novos sentidos e significados para as gerações mais jovens, contribuindo para o prolongamento, complexificação e diversificação da condição juvenil e das etapas do processo de transição para a vida adulta. A presente investigação tem como principal objetivo compreender e analisar as perceções e expetativas de transição para a vida adulta de um grupo particular de jovens, os estudantes universitários. Procurou-se, assim, entender o modo como os jovens perspetivam a sua transição pública e privada, o modo como estes dois eixos de transição se encontram relacionados, bem como qual o contributo das políticas de emprego na inserção profissional dos jovens. Tendo em conta o propósito deste estudo, adotou-se uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, uma vez que nos possibilita uma compreensão mais ampla e completa das expetativas de transição para a vida adulta dos jovens e do papel das políticas de emprego. Para tal, foram aplicados duzentos e setenta inquéritos por questionários a estudantes finalistas da Universidade da Beira Interior e realizadas oito entrevistas semiestruturadas a técnicos de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Os resultados empíricos revelam que o modo como os jovens perspetivam a sua transição pública e privada é influenciado pela sua origem social de classe, pelo género e pelas perceções de empregabilidade associadas a cada área de estudos. Verificamos, de igual modo, que os apoios públicos à integração no mercado de trabalho não se têm revelado suficientes no que respeita ao combate ao desemprego juvenil e à atenuação de situações de precariedade laboral, o que vem condicionar a emancipação económica e familiar dos jovens.por
dc.description.abstractThe transition to adulthood, particularly the way it was traditionally conceived, has been undergoing significant changes. In the previous generations, the transitional period to adulthood was a moment easily identifiable, characterized by linearity and the sequentially between finishing education, entering in the labor market, leaving the parents’ home, marriage and parenthood. As a consequence of several changes in education, labor market, family structures, social relations and the Welfare state support, the transition to adulthood has acquired a new meaning for the younger generations, contributing to the extension, complexification and diversification of youth and the stages of the transition to adulthood. This research has as main purpose to understand and analyze the college students’ perceptions and expectations for the transition to adulthood. The aim was to understand how young people envisage their transition in public and in private sphere, the way in which these two transition axes are related and the contribution of employment policies in the professional integration of young people. Considering the purpose of this study, we adopt a quantitative and a qualitative approach, since it enables us to have a broader and fuller understanding of the young people expectations for the transition to adulthood and the role of employment policies. Thereby, we applied two hundred and seventy survey questionnaires to the final year students of the University of Beira Interior and we conducted eight semi-structured interviews with the employment technicians from the Institute of Employment and Professional Training. The empirical results reveal that the way young people envisage their transition in public and in private sphere is influenced by their social class origin, by the gender and by the perceptions of employability associated to each area of study. We also noted that the public support for the integration the labor market has not sufficient to fight against youth unemployment and to reduce the situations of precarious employment, which affects the possibilities of economic and familiar emancipation of young people.eng
dc.identifier.tid202337820
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7876
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstudantes Universitáriospor
dc.subjectExpetativaspor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectPerceçõespor
dc.subjectTransição Para A Vida Adultapor
dc.titleTransição Para a Vida Adultapor
dc.title.alternativeUm estudo sobre as expetativas profissionais e familiares dos estudantes da Universidade da Beira Interiorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociaispor

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