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Contributos para o ensino experimental da química em países da língua oficial portuguesa: Cabo Verde

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Abstract(s)

Apesar de todos os progressos no que respeita à Educação, um levantamento das principais dificuldades inerentes ao Ensino em Cabo Verde evidencia que é indispensável assegurar melhorias substanciais em relação ao Ensino Experimental da Química. Sabe-se que, ainda, não existem manuais endógenos de Química para todos os níveis de Ensino Secundário e que os professores optam por abordagens curriculares tradicionais descurando a natureza experimental desta disciplina curricular e consequentes mais-valias no processo ensino-aprendizagem. De entre outras, as justificações prendem-se com a falta de recursos materiais, falta de laboratórios e falta de formação científico-pedagógica dos professores. Neste sentido, emergiu a questão que norteou o presente trabalho “Que materiais pedagógicos desenvolver para apoiar Cabo Verde no Ensino Experimental da Química a nível Secundário?”. Assim, este trabalho desenvolve-se, numa primeira fase, como uma pesquisa e análise dos problemas reais do Ensino em Cabo Verde e da procura de soluções desenvolvida por responsáveis governamentais, académicos e técnicos cabo-verdianos. São também desenvolvidas e discutidas as possibilidades reais de implementação do ensino de natureza experimental como uma realidade exequível no Ensino da Química a nível do Ensino Secundário em Cabo Verde. Finalmente, foi elaborado um guião de apoio ao professor com atividades experimentais ligadas às Orientações Curriculares, com recurso a materiais de fácil aquisição, de manipulação simples e segura, e de baixo impacto económico e ambiental, que podem ser executadas na ausência de espaços laboratoriais sofisticados, criando situações de aprendizagem ativas, colaborativas, experienciais, e dirigidas para a resolução de problemas a nível local e global, seguindo uma orientação CTSA.
Despite all the progress with regard to education, a survey of the main difficulties involved in education in Cape Verde shows that it is essential to achieve substantial improvements, particularly in relation to the Experimental Teaching of Chemistry. It is known that there are still no endogenous chemistry textbooks for all levels of secondary education and that teachers choose to traditional curricular approaches neglecting the experimental nature of this course curriculum and the consequent gains in the teaching-learning process. Among others, the reasons relate to the lack of material resources, lack of laboratories and lack of scientific and pedagogical training of teachers. In this context, emerged the question that guided this study "How to develop teaching materials to support Cape Verde in the Experimental Teaching of Chemistry, the secondary level?". This work develops initially as a research and analysis of the real problems of education in Cape Verde and the search for solutions developed by government officials, academics and technical Cape Verdeans. Are also developed and discussed the real possibilities of implementation of an experimental nature of teaching as a feasible reality in the Teaching of Chemistry at Secondary School in Cape Verde. In parallel, a script was prepared to support the teacher with experimental activities related to the curriculum guidelines, using the material easy to purchase, simple and safe handling, and low economic and environmental impact, which can be performed in the absence of sophisticated laboratory space creating active learning situations, collaborative, experiential, and aimed at solving problems locally and globally, following an orientation ICTS.

Description

Keywords

Ensino das ciências Formação de professores

Pedagogical Context

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