Repository logo
 
Publication

O Modelo Transformative Reading na interpretação de obras literárias e na perceção de si e dos outros

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuimarães, Sandra Carina Machado
dc.contributor.advisorBello, Maria do Rosário Sampaio Soares de Sousa Leitão Lupi
dc.contributor.advisorFialho, Olívia da Costa
dc.contributor.authorAnjos, Maria João Freire Guerreiro dos
dc.date.accessioned2024-12-20T10:37:21Z
dc.date.available2024-12-20T10:37:21Z
dc.date.issued2024-07-22
dc.description.abstractEsta tese apresenta e analisa a implementação do modelo teórico empírico Transformative Reading (TR) no 1.º Ciclo, do Ensino Básico, e está estruturada em duas partes: o enquadramento teórico e a aplicação empírica. Na primeira parte discute-se o papel que a literatura pode desempenhar na educação e apresenta-se a proposta curricular nacional para a educação literária. Avaliam-se as práticas de leitura contemporâneas das crianças e das suas famílias, nos contextos nacional e europeu, considerando os efeitos das novas tecnologias no desenvolvimento e nos hábitos das crianças. Esta parte termina com uma visão geral do Projeto Educativo e Curricular do Colégio São José-Ramalhão, onde este estudo foi realizado, e apresenta o modelo TR bem como estudos anteriores relacionados. A segunda parte descreve como o Modelo TR foi adaptado ao 1.º CEB e inclui os métodos utilizados para a investigação. Apresenta uma análise de abordagem qualitativa das perceções de 88 alunos (do 3.º e 4.º Anos) e de 13 professores envolvidos neste estudo, recorrendo ao método da análise de conteúdo de dados provenientes de registos com perguntas abertas. Os resultados foram discutidos no contexto do referencial teórico anterior. A conclusão resume os resultados da investigação, os contributos didáticos que a implementação do Modelo TR pode oferecer à prática pedagógica no 1.º CEB, as limitações encontradas e sugestões para futuras investigações nesta área.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation presents and analyses the implementation of the Transformative Reading (TR) model in primary education, and it is structured in two parts: theoretical framework and empirical application. The first part discusses the role that literature may play in education and introduces the national curriculum proposal for literary education. It assesses contemporary reading practices among children and their families within both national and European contexts, considering effects of new technologies on children's development and habits. This part concludes with an overview of the Educational and Curricular Project of São José- Ramalhão School, where this study was conducted, and explains the TR theoretical model and related prior works. The second part details how the TR model was adapted for use in primary education, including the methods used for research. It presents a qualitative analysis of the perceptions of 88 pupils (in Years 3 and 4) and 13 teachers involved in this study, using content analysis of data from records with open-ended questions. The results are discussed in the context of the earlier theoretical framework. The dissertation concludes by summarizing the research findings, the didactic contributions that implementing the TR model may offer to pedagogical practice in primary education, the encountered limitations, and suggestions for further research in this area.pt_PT
dc.identifier.tid101661509pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14957
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteraturapt_PT
dc.subjectEducação Literáriapt_PT
dc.subjectProjeto Artísticopt_PT
dc.subjectVivência Literáriapt_PT
dc.subjectTransformative Readingpt_PT
dc.subjectInterpretaçãopt_PT
dc.subjectPerceção de sipt_PT
dc.subjectPerceção dos outrospt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.titleO Modelo Transformative Reading na interpretação de obras literárias e na perceção de si e dos outrospt_PT
dc.title.alternativeProjeto artístico multidisciplinar do 1.º CEB - Colégio de São José – Ramalhãopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1_Tese Doutoramento MJOAO ANJOS_13 dez_signed.pdf
Size:
38.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: