| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 316.39 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Existe uma antipatia histórica entre as áreas dos Estudos Literários (EL) e da Escrita Criativa EC) como disciplina académica, embora a segunda tenha derivado da primeira. Frequentemente, tanto os alunos como os docentes de EC criticam os EL como sendo dogmáticos, rígidos e sustentados por uma terminologia complexa, que nem sempre exprime de forma realista o fenómeno literário. Por seu turno, os especialistas em EL desconsideram a cadeira de EC, vista como experimental, impossível de ensinar, ou demasiado baseada em técnicas e conselhos, e ainda recente nos curricula universitários (apesar de marcar presença nestes desde 1880).
No entanto, cada vez mais, as instituições de ensino superior que oferecem cursos de EC compreendem a necessidade absoluta de recorrer a conhecimentos lecionados nos EL, para melhor formar os jovens aspirantes a escritores. Refiro-me a determinados conceitos (como o de ficcionalidade, intertextualidade ou plurissignificação, por exemplo); aspetos técnicos (como as diferenças, características e códigos compositivos dos vários géneros); noções de versificação e de narratologia (tipos de narrador e de focalização, tipos de personagem, código actancial, etc.); métodos (de análise literária e de pesquisa); técnicas (corrente de consciência, ou encaixe); e outras matérias vulgarmente lecionadas em EL.
Esta interdisciplinaridade, parece-me, trará benefícios evidentes para a EC, mas também ajudará a renovar os EL, que enfrentam na Europa e no mundo, uma crise, resultante da ascensão dos Estudos Culturais e da relevância não tanto da análise do texto, mas do texto no contexto.
Estaremos a assistir ao nascer, desenvolvimento e implementação de uma nova área, os Estudos Crítico-Criativos? Baseado na minha experiência como escritor, docente de Estudos Literários e de Escrita Criativa, tenciono demonstrar as vantagens tanto para estudantes como para os escritores aprendizes desta recente abordagem interdisciplinar. Recorro também à opinião de vários ensaístas pertencentes aos campos da EC e dos EL.
Description
Keywords
Estudos literários Escrita criativa Estudos crítico-criativos
Pedagogical Context
Citation
Mancelos, João de. “Uma nova abordagem interdisciplinar: Da escrita criativa aos estudos crítico-criativos”. Carnets: Revista Eletrónica de Estudos Franceses, Outono/Inverno 2009. 257-265. ISSN: 1646-7698.
Publisher
Centro de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro
