Publication
Uma nova abordagem interdisciplinar: da escrita criativa aos estudos crítico-criativos
| dc.contributor.author | Mancelos, João de | |
| dc.date.accessioned | 2016-07-18T15:35:23Z | |
| dc.date.available | 2016-07-18T15:35:23Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.description.abstract | Existe uma antipatia histórica entre as áreas dos Estudos Literários (EL) e da Escrita Criativa EC) como disciplina académica, embora a segunda tenha derivado da primeira. Frequentemente, tanto os alunos como os docentes de EC criticam os EL como sendo dogmáticos, rígidos e sustentados por uma terminologia complexa, que nem sempre exprime de forma realista o fenómeno literário. Por seu turno, os especialistas em EL desconsideram a cadeira de EC, vista como experimental, impossível de ensinar, ou demasiado baseada em técnicas e conselhos, e ainda recente nos curricula universitários (apesar de marcar presença nestes desde 1880). No entanto, cada vez mais, as instituições de ensino superior que oferecem cursos de EC compreendem a necessidade absoluta de recorrer a conhecimentos lecionados nos EL, para melhor formar os jovens aspirantes a escritores. Refiro-me a determinados conceitos (como o de ficcionalidade, intertextualidade ou plurissignificação, por exemplo); aspetos técnicos (como as diferenças, características e códigos compositivos dos vários géneros); noções de versificação e de narratologia (tipos de narrador e de focalização, tipos de personagem, código actancial, etc.); métodos (de análise literária e de pesquisa); técnicas (corrente de consciência, ou encaixe); e outras matérias vulgarmente lecionadas em EL. Esta interdisciplinaridade, parece-me, trará benefícios evidentes para a EC, mas também ajudará a renovar os EL, que enfrentam na Europa e no mundo, uma crise, resultante da ascensão dos Estudos Culturais e da relevância não tanto da análise do texto, mas do texto no contexto. Estaremos a assistir ao nascer, desenvolvimento e implementação de uma nova área, os Estudos Crítico-Criativos? Baseado na minha experiência como escritor, docente de Estudos Literários e de Escrita Criativa, tenciono demonstrar as vantagens tanto para estudantes como para os escritores aprendizes desta recente abordagem interdisciplinar. Recorro também à opinião de vários ensaístas pertencentes aos campos da EC e dos EL. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Mancelos, João de. “Uma nova abordagem interdisciplinar: Da escrita criativa aos estudos crítico-criativos”. Carnets: Revista Eletrónica de Estudos Franceses, Outono/Inverno 2009. 257-265. ISSN: 1646-7698. | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 1646-7698 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/4284 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Centro de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro | pt_PT |
| dc.subject | Estudos literários | pt_PT |
| dc.subject | Escrita criativa | pt_PT |
| dc.subject | Estudos crítico-criativos | pt_PT |
| dc.title | Uma nova abordagem interdisciplinar: da escrita criativa aos estudos crítico-criativos | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 265 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 257 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Carnets: Revista Eletrónica de Estudos Franceses | pt_PT |
| person.familyName | Mancelos | |
| person.givenName | João de | |
| person.identifier.ciencia-id | 4311-5CF6-585A | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5867-9376 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 69e80834-58a2-4218-8463-106c1b4ea2d5 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 69e80834-58a2-4218-8463-106c1b4ea2d5 |
