Repository logo
 
Publication

Uma nova abordagem interdisciplinar: da escrita criativa aos estudos crítico-criativos

dc.contributor.authorMancelos, João de
dc.date.accessioned2016-07-18T15:35:23Z
dc.date.available2016-07-18T15:35:23Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractExiste uma antipatia histórica entre as áreas dos Estudos Literários (EL) e da Escrita Criativa EC) como disciplina académica, embora a segunda tenha derivado da primeira. Frequentemente, tanto os alunos como os docentes de EC criticam os EL como sendo dogmáticos, rígidos e sustentados por uma terminologia complexa, que nem sempre exprime de forma realista o fenómeno literário. Por seu turno, os especialistas em EL desconsideram a cadeira de EC, vista como experimental, impossível de ensinar, ou demasiado baseada em técnicas e conselhos, e ainda recente nos curricula universitários (apesar de marcar presença nestes desde 1880). No entanto, cada vez mais, as instituições de ensino superior que oferecem cursos de EC compreendem a necessidade absoluta de recorrer a conhecimentos lecionados nos EL, para melhor formar os jovens aspirantes a escritores. Refiro-me a determinados conceitos (como o de ficcionalidade, intertextualidade ou plurissignificação, por exemplo); aspetos técnicos (como as diferenças, características e códigos compositivos dos vários géneros); noções de versificação e de narratologia (tipos de narrador e de focalização, tipos de personagem, código actancial, etc.); métodos (de análise literária e de pesquisa); técnicas (corrente de consciência, ou encaixe); e outras matérias vulgarmente lecionadas em EL. Esta interdisciplinaridade, parece-me, trará benefícios evidentes para a EC, mas também ajudará a renovar os EL, que enfrentam na Europa e no mundo, uma crise, resultante da ascensão dos Estudos Culturais e da relevância não tanto da análise do texto, mas do texto no contexto. Estaremos a assistir ao nascer, desenvolvimento e implementação de uma nova área, os Estudos Crítico-Criativos? Baseado na minha experiência como escritor, docente de Estudos Literários e de Escrita Criativa, tenciono demonstrar as vantagens tanto para estudantes como para os escritores aprendizes desta recente abordagem interdisciplinar. Recorro também à opinião de vários ensaístas pertencentes aos campos da EC e dos EL.pt_PT
dc.identifier.citationMancelos, João de. “Uma nova abordagem interdisciplinar: Da escrita criativa aos estudos crítico-criativos”. Carnets: Revista Eletrónica de Estudos Franceses, Outono/Inverno 2009. 257-265. ISSN: 1646-7698.pt_PT
dc.identifier.issn1646-7698
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/4284
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiropt_PT
dc.subjectEstudos literáriospt_PT
dc.subjectEscrita criativapt_PT
dc.subjectEstudos crítico-criativospt_PT
dc.titleUma nova abordagem interdisciplinar: da escrita criativa aos estudos crítico-criativospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage265pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage257pt_PT
oaire.citation.titleCarnets: Revista Eletrónica de Estudos Francesespt_PT
person.familyNameMancelos
person.givenNameJoão de
person.identifier.ciencia-id4311-5CF6-585A
person.identifier.orcid0000-0001-5867-9376
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication69e80834-58a2-4218-8463-106c1b4ea2d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69e80834-58a2-4218-8463-106c1b4ea2d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
umanovaabordagem.pdf
Size:
316.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.25 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: