Repository logo
 
Publication

Representação Mediática Sobre Mulheres na Política em Portugal

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicaspor
dc.contributor.advisorSá, Sónia Manuela Martins de
dc.contributor.authorReis, Maria João Pimenta
dc.date.accessioned2022-01-11T17:24:53Z
dc.date.available2022-01-11T17:24:53Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.date.submitted2021-01-29
dc.description.abstractA presença da mulher no espaço político é recente e a sua aceitação como igual ao homem, apesar de ter registado alguns avanços, ainda está longe de acontecer. O espaço mediático apresenta-se aqui com um papel preponderante para que a igualdade seja alcançada. Com uma comunicação estratégica ativa, tanto de partidos políticos como dos média, torna o percurso da igualdade mais acessível. Apresentando os média como o elo de ligação e potencial molde de opiniões, sendo que, este trabalho conclui que só com uma abertura mais assertiva dos órgãos noticiosos, dos partidos e das assessorias é que será possível diminuir a atual desigualdade acentuada entre homens e mulheres na política e na opinião política mediática. Com uma metodologia assente em recolha bibliográfica, análise documental e de conteúdo e entrevistas semiestruturadas, o estudo contribui para a reflexão sobre o caminho para a igualdade de género numa sociedade marcadamente patriarcal como é a portuguesa.por
dc.description.abstractThe presence of women in political space is recent and the acceptance as equal to man, despite some progress that have been made, is still far from happening. The media space is presented here with a preponderant role for equality to be achieved. With an active strategic communication, both from political parties and from the media, makes the path for equality more approachable. By presenting media as the link between the public sphere and the private sphere, media can be a potential mold of opinions. Being this said, this work concludes that only with a more assertive opening from the news agencies, the parties and the consultants is that will be possible to decrease the inequality between men and women in politics and on media political opinion. With a methodology based on bibliographic collection, documentary and content analysis and semi-structured interviews, this study contributed to a reflection about the path for gender equality in a markedly patriarchal society, like the Portuguese one.eng
dc.identifier.tid202839052
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11658
dc.language.isoporpor
dc.subjectEspaço Mediáticopor
dc.subjectIgualdade de Géneropor
dc.subjectMédiapor
dc.subjectMulher-Políticapor
dc.subjectParidadepor
dc.subjectPolíticapor
dc.titleRepresentação Mediática Sobre Mulheres na Política em Portugalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8103_17432.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format