Publication
O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores
| dc.contributor.advisor | Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Celeste Lourenço Vieira | |
| dc.date.accessioned | 2014-06-06T18:54:39Z | |
| dc.date.available | 2014-06-06T18:54:39Z | |
| dc.date.issued | 2010-06 | |
| dc.description.abstract | Numa tentativa de conhecer as práticas e representações dos professores acerca da leitura, aplicámos um inquérito por questionário a vinte e três professores do Agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho. Acreditando que a literacia do momento actual se constrói com professores leitores, capazes de promover verdadeiras aprendizagens, elaborámos um quadro teórico sobre a leitura, a dimensão da leitura e as práticas de literacia leitora, bem como sobre os projectos que a alicerçam, para, no final, reflectirmos sobre os resultados obtidos no inquérito supracitado e estabelecermos relações com os conceitos anteriormente apresentados. | por |
| dc.description.abstract | In an attempt to figure out teachers’ reading practices and representations, we carried out a survey to twenty-three teachers from the Ribeiro de Carvalho Schools Group. Believing that nowadays literacy is built with reader teachers, who are able to promote a true learning, we have worked out a theoretical scheme about reading, the reading’s dimension and the reading literacy’s practices, as well as the projects which support it, so that, in the end, we can reflect on the survey results and connect these concepts. | |
| dc.description.abstract | Dans une tentative de comprendre les pratiques et les attitudes des enseignants sur la lecture, nous avons réalisé une enquête à vingt-trois enseignants du groupement des écoles Ribeiro de Carvalho. Estimant que l´alphabétisation actuelle se construit avec les lecteurs du corps d´enseignants, capables de promouvoir l'apprentissage réel, nous avons développé un cadre théorique sur la lecture, la dimension de la lecture et les pratiques d'alphabétisation par la lecture, aussi bien que sur les projets qui lui servent de base, pour, à la fin, réflechir sur les résultats obtenus dans l´enquête mentionné ci-dessus et établir des relations avec les concepts présentés précédemment. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1818 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Biblioteca escolar | por |
| dc.subject | Promoção de leitura | por |
| dc.subject | Plano Nacional de Leitura | por |
| dc.subject | Literacia | por |
| dc.title | O impacto do PNL no agrupamento de Escolas Ribeiro de Carvalho: representações e práticas dos professores | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
