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A imagem política no Twitter

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicaspor
dc.contributor.advisorSá, Sónia Manuela Martins de
dc.contributor.authorFilho, Jose Lopes da Cruz
dc.date.accessioned2022-01-11T17:24:52Z
dc.date.available2022-01-11T17:24:52Z
dc.date.issued2021-10-18
dc.date.submitted2021-07-26
dc.description.abstractA pandemia da Covid-19 obrigou líderes dos países a adotarem medidas de prevenção para evitar o avanço da doença. Muitos políticos seguiram as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial e Saúde (OMS). Outros optaram pelo caminho contrário e passaram a questionar a eficácia dos protocolos de saúde, como o isolamento social e as vacinas. A situação de crise expôs diversos líderes de nações a partir de suas postagens no Twitter. Essa investigação resulta da análise à imagem projetada pelos dirigentes do Brasil e Portugal, durante a pandemia, no microblog. A análise de conteúdo foi a principal técnica aplicada para inferir os resultados. O Ltweet e Iramuteq foram os softwares usados para a recolha e leitura de dados, a partir de um enquadramento teórico sólido, que abordou as áreas da comunicação política, das mídias sociais, da imagem pública na rede e da gestão de crise na pandemia. O estudo empírico analisou 3.764 tweets dos dois governantes ao longo de um ano. Os dados estudados possibilitaram identificar a importância da comunicação estratégica para os atores políticos, sobretudo, em momentos de crise extrema. As análises revelaram as principais estratégias adotadas pelos dois governantes, os pontos convergentes e divergentes e outras ações que contribuíram para a projeção de imagens positiva e negativa.por
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic forced country leaders to adopt preventive measures to avoid the disease's advance. Many politicians followed the guidelines recommended by the World Health Organization (WHO). Others took the opposite course and began to question the effectiveness of health protocols, such as social isolation and vaccines. The crisis situation exposed several leaders of nations from their posts on Twitter. This research results from the analysis of the image projected by the leaders of Brazil and Portugal, during the pandemic, on the microblog. Content analysis was the main technique applied to infer the results. Ltweet and Iramuteq were the software used for data collection and reading, from a solid theoretical framework, which addressed the areas of political communication, social media, public image in the network and crisis management in the pandemic. The empirical study analysed 3,764 tweets from the two rulers over the course of a year. The data studied made it possible to identify the importance of strategic communication for political actors, especially in times of extreme crisis. The analyses revealed the main strategies adopted by the two leaders, the convergent and divergent points and other actions that contributed to the projection of positive and negative images.eng
dc.identifier.tid202839044
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11657
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicação Políticapor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectCrise Políticapor
dc.subjectImagem Públicapor
dc.subjectMídias Digitaispor
dc.titleA imagem política no Twitterpor
dc.title.alternativeUma análise comparativa dos perfis de Bolsonaro (Brasil) e Costa (Portugal) na pandemia Covid-19por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

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