Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A publicidade não convencional ao serviço do ensino superior : a divulgação dos cursos de especialização tecnológica, CET, do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese_Mestrado_Tiago_Guterres.pdfTese6.49 MBAdobe PDF Download
Cursos de Especialização Tecnológica (CET) @ Instituto Polit.mp4Cursos de Especialização Tecnológica (CET)58.16 MBVideo Quicktime Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Atualmente, pode observar-se a tendência de os anunciantes de empresas, serviços ou produtos, adotarem cada vez mais modelos comunicacionais que vão para lá da tradicional campanha publicitária nos mass media. No entanto, a comunicação seguida pelas Instituições do Ensino Superior, em Portugal, na divulgação das suas unidades formativas, ou seja, dos seus produtos e serviços continua a centrar-se fortemente na publicidade institucional, sobretudo em meios impressos, veiculando uma imagem de elevada sobriedade nos seus parâmetros publicitários. O presente relatório resulta de um programa de estágio de 5 meses no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Além de apresentar uma descrição das atividades desenvolvidas, este relatório tem por objetivo alertar para o fato de as organizações de ensino superior terem de estar, cada vez mais, atentas a novas alternativas de posicionar as suas ofertas formativas, recorrendo a outros géneros e conceitos publicitários, tendo em conta os produtos/serviços de que dispõem, o público-alvo a que se destinam, e ao espaço de mercado que existe para posicionar esses mesmos bens. Com a apresentação dos resultados obtidos com a ação de divulgação dos Cursos de Especialização Técnológica (CET), demonstramos que o uso de um tipo de publicidade menos institucional é bem aceite pelos públicos do IPCB e, desse modo, que uma comunicação de tipo não convencional reúne condições para fazer parte do plano comunicacional desta instituição. Em última análise, sugerem-se novos caminhos para o mapa comunicacional do IPCB e, por conseguinte, em outras instituições de ensino superior.

Description

Keywords

Ensino superior - Publicidade não convencional Ensino superior - Cursos de especialização tecnológica Publicidade - Crise publicitária Publicidade - Público alvo Publicidade - Estratégias Publicidade - Comunicação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License