Repository logo
 
Publication

A publicidade não convencional ao serviço do ensino superior : a divulgação dos cursos de especialização tecnológica, CET, do Instituto Politécnico de Castelo Branco

dc.contributor.authorGuterres, Tiago Filipe Ventura
dc.date.accessioned2014-01-28T10:27:11Z
dc.date.available2014-01-28T10:27:11Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractAtualmente, pode observar-se a tendência de os anunciantes de empresas, serviços ou produtos, adotarem cada vez mais modelos comunicacionais que vão para lá da tradicional campanha publicitária nos mass media. No entanto, a comunicação seguida pelas Instituições do Ensino Superior, em Portugal, na divulgação das suas unidades formativas, ou seja, dos seus produtos e serviços continua a centrar-se fortemente na publicidade institucional, sobretudo em meios impressos, veiculando uma imagem de elevada sobriedade nos seus parâmetros publicitários. O presente relatório resulta de um programa de estágio de 5 meses no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Além de apresentar uma descrição das atividades desenvolvidas, este relatório tem por objetivo alertar para o fato de as organizações de ensino superior terem de estar, cada vez mais, atentas a novas alternativas de posicionar as suas ofertas formativas, recorrendo a outros géneros e conceitos publicitários, tendo em conta os produtos/serviços de que dispõem, o público-alvo a que se destinam, e ao espaço de mercado que existe para posicionar esses mesmos bens. Com a apresentação dos resultados obtidos com a ação de divulgação dos Cursos de Especialização Técnológica (CET), demonstramos que o uso de um tipo de publicidade menos institucional é bem aceite pelos públicos do IPCB e, desse modo, que uma comunicação de tipo não convencional reúne condições para fazer parte do plano comunicacional desta instituição. Em última análise, sugerem-se novos caminhos para o mapa comunicacional do IPCB e, por conseguinte, em outras instituições de ensino superior.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1567
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectEnsino superior - Publicidade não convencionalpor
dc.subjectEnsino superior - Cursos de especialização tecnológicapor
dc.subjectPublicidade - Crise publicitáriapor
dc.subjectPublicidade - Público alvopor
dc.subjectPublicidade - Estratégiaspor
dc.subjectPublicidade - Comunicaçãopor
dc.titleA publicidade não convencional ao serviço do ensino superior : a divulgação dos cursos de especialização tecnológica, CET, do Instituto Politécnico de Castelo Brancopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Tese_Mestrado_Tiago_Guterres.pdf
Size:
6.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
Cursos de Especialização Tecnológica (CET) @ Instituto Polit.mp4
Size:
58.16 MB
Format:
Video Quicktime
Description:
Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: