Repository logo
 
Publication

Arte-Mãe, uma enteléquia arquetípica

dc.contributor.advisorPaiva, Francisco Tiago Antunes de
dc.contributor.advisorCaiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
dc.contributor.advisorPereira, José Manuel
dc.contributor.authorPrazeres, Simone Martins dos
dc.date.accessioned2014-02-03T11:48:13Z
dc.date.available2014-02-03T11:48:13Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractEste relatório de estágio representa o culminar da aprendizagem feita ao longo dos dois anos que compõem o Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da UBI, mas debruça-se mais particularmente sobre o segundo ano, aquele em que os mestrandos participam do Estágio Pedagógico e, neste caso, concretizado na Escola Secundária Campos Melo (Covilhã). Sob a orientação do Professor Cooperante: Mestre José Manuel Pereira, foram leccionadas a disciplina de Desenho A, à turma do 11ºD, e Educação Visual, às turmas do 9ºA e 9ºB. Dividido em duas partes, o presente relatório é composto numa primeira fase por uma investigação que procura esclarecer a origem do desenho, esse Graal da Arte; e por uma segunda, onde se relata a Prática de Ensino Supervisionada e todas as actividades daí resultantes, sem olvidar a caracterização do respectivo meio escolar. Neste relatório de estágio, a parte de investigação não procurou ter uma aplicação directa junto dos alunos mas sim na própria autora.por
dc.description.abstractThis internship report represents the culmination of the UBI learning years at the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. It focuses particularly on the second year, the Teacher Training year, at the High School Campos Melo (Covilhã). Under the guidance of the Cooperating Teacher Master José Manuel Pereira, we taught the disciplines of Desenho A and Visual Education. Divided into two parts, it is composed first by a research that seeks to clarify the origin of drawing, the Art Grail, and second by the report of the Supervised Teaching Practice and its activities, including the Campos Melo characterization. In this internship report, the research didn’t aim to have a direct effect on students but on the author.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1587
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectArtes visuais - Ensino - Estágio pedagógicopor
dc.subjectArtes visuais - Prática de ensino supervisionadopor
dc.subjectEducação visualpor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.titleArte-Mãe, uma enteléquia arquetípicapor
dc.title.alternativePrática de ensino supervisionada: Desenho A, 11º ano e Educação Visual, 9º ano
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
person.familyNameMARTINS DOS PRAZERES
person.givenNameSIMONE
person.identifier.ciencia-idE51F-4517-3203
person.identifier.orcid0000-0001-6436-758X
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication6e669db6-f685-4b13-b216-bb24d4753ac3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6e669db6-f685-4b13-b216-bb24d4753ac3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
PES_Simone dos Prazeres.pdf
Size:
7.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
Anexos.zip
Size:
92.11 MB
Format:
Unknown data format
Description:
Anexos
No Thumbnail Available
Name:
Apêndices.zip
Size:
32.99 MB
Format:
Unknown data format
Description:
Apêndices
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: