Repository logo
 
Publication

A perceção do espaço e do desenvolvimento da criatividade em crianças daltónicas

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.contributor.advisorCorreia, Hélder Joaquim Dinis
dc.contributor.advisorRato, Cristina Maria Hormigo Paulo
dc.contributor.authorAbranches, Maria João Madeira Lopes
dc.date.accessioned2018-07-30T16:10:27Z
dc.date.available2018-07-30T16:10:27Z
dc.date.issued2014-10-29
dc.date.submitted2014-10-2
dc.description.abstractNo âmbito do segundo ano do curso de Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Universidade da Beira Interior (UBI), e da frequência da Unidade Curricular de Estágio em Educação Visual e Tecnológica, resultou o presente Relatório de Estágio (RE), da Prática de Ensino Supervisionado (PES) e do Projeto de Investigação Educacional (PIE). O estágio foi desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Tortosendo (EB23T), pertencente ao Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), na Covilhã, e teve como Orientadora Pedagógica a Professora Cristina Maria Paulo Rato e como Orientador Científico o Professor Doutor Helder Joaquim Dinis Correia. Este documento tem por objetivo fazer a apresentação do trabalho desenvolvido pela Professora Estagiária (PE) no decorrer do ano letivo 2013/2014 na PES, com a turma do 6ºC, bem como dos materiais didático-pedagógicos desenvolvidos. O RE é composto por três capítulos, em que no primeiro se desenvolveu o PIE sob o tema “A Perceção do Espaço e do Desenvolvimento da Criatividade em Crianças Daltónicas”. O segundo capítulo refere-se à componente curricular da Prática de Ensino Supervisionada, e o terceiro capítulo faz a apresentação dos Trabalhos Desenvolvidos pelos Alunos e das Atividades Extracurriculares. Ao longo do trabalho de pesquisa, preparação e desenvolvimento de todas as atividades letivas teve-se em consideração, que para o sucesso e qualidade do ensino-aprendizagem, todas as técnicas, estratégias e metodologias devem estar adequadas ao grupo com que se trabalha, e se possível, à especificidade de cada aluno, aumentando dessa forma a taxa de êxito dos alunos.por
dc.description.abstractWithin the second year, of the Master’s degree in Visual and Technological Education in the Basic Education, of the University of Beira Interior (UBI), and frequency of the course Internship in Visual and Technological Education, resulted this Training Report, of the Supervised Teaching Practice and the Project of Educational Research. The stage was developed at the School of the 2nd and 3rd cycles of Tortosendo, belonging to the Group of Schools Frei Heitor Pinto, in Covilhã, and had as Pedagogical Advisor Professor Maria Cristina Paulo Rato and as Scientific Advisor Doctor Helder Joaquim Dinis Correia. This document aims to make the presentation of the work developed by the Professor Trainee during the school year 2013/2014 in the Supervised Teaching Practice, with the class of 6 th C, and teaching-learning materials that have been developed. The Training Report consists of three chapters, in which first developed the Project of Educational Research, under the theme "The Perception of Space and Development of Creativity in Colourblind Children." The second chapter refers to the curricular component of the Supervised Teaching Practice, and the third chapter is the presentation of the Works Developed by Students and Extracurricular Activities. Throughout the research work, preparation and development of all teaching activities took into consideration, that for the success and quality of teaching and learning all the techniques, strategies and methodologies should be appropriate to the group with which we work, and if possible, the specificity of each student, thereby increasing the success rate of students.eng
dc.identifier.tid201645467
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5520
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCorpor
dc.subjectDaltonismopor
dc.subjectEducação Tecnológicaspor
dc.subjectEducação Visualpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEspaçopor
dc.titleA perceção do espaço e do desenvolvimento da criatividade em crianças daltónicaspor
dc.title.alternativePrática de Ensino Supervisionada Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Tortosendo Educação Visual e Educação Tecnológica 6º Anopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino da Educação Visual e Tecnológica No Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
3713_7407.pdf
Size:
4.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format