Publication
Programa de iniciação ao tiro com arco: Efeitos da aplicação do treino de competências psicológicas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências do Desporto | por |
dc.contributor.advisor | Vicente, António Manuel Neves | |
dc.contributor.author | Carlos, Agostinho dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-01-24T15:48:16Z | |
dc.date.available | 2022-01-24T15:48:16Z | |
dc.date.issued | 2021-11-12 | |
dc.date.submitted | 2021-10-11 | |
dc.description.abstract | Este Relatório, apresenta e releva uma experiência de trinta anos de docência na área da Educação Física, evidenciando o essencial do trabalho efetuado nas quinze escolas do distrito da Guarda e Viseu, onde foi desenvolvida a atividade profissional. Este documento está estruturado em quatro capítulos, está de acordo e corresponde às orientações do modelo proposto. O primeiro capítulo, trata da contextualização da formação inicial vs formação continuada e da reflexão autobiográfica, referente a um período coincidente com a procura da habilitação académica e profissional e da compatibilização com a prática desportiva. O segundo capítulo, aborda a realização da prática profissional, contempla as necessárias referências ao enquadramento e contexto em que a atividade docente decorreu e ainda a intervenção associada ao desempenho dos cargos, funções e desenvolvimento de atividades nas diferentes escolas/agrupamento de escolas. Para melhor análise do trabalho realizado, foram consideradas as três dimensões de referência para a avaliação do pessoal docente: Científica e Pedagógica; Participação na Escola e relação com a Comunidade e Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional O terceiro capítulo, reúne o estudo de investigação realizado: uma proposta de iniciação da prática do Tiro com Arco no 2º ciclo, associado a uma experiência de treino das competências psicológicas, que consideramos ter contribuído para a valorização do processo ensinoaprendizagem. Participaram neste estudo 16 alunos do 6º ano de escolaridade, sendo 8 do grupo controlo e 8 do grupo experimental, que evoluíram em 12 sessões de prática – indoor e outdoor, atingindo objetivos de realização e de resultados. No quarto e último capítulo, estão referenciadas algumas conclusões e recomendações decorrentes da análise e reflexão do conjunto dos resultados apurados e no âmbito do trabalho desenvolvido. | por |
dc.description.abstract | This Report presents and highlights thirty years of experience teaching in the area of Physical Education, emphasising the essence of the work performed in fifteen schools in the districts of Guarda and Viseu, where this professional activity was conducted. The structure of this document, divided in four chapters, is in accordance and observes the guidelines of the proposed model. The first chapter focuses on the contextualization of the initial education vs. continuing professional training and an autobiographical reflection, referring to a period that coincides with the pursuit for academic and professional qualifications and its compatibility with sporting activity. The second chapter covers the professional practice, including the necessary references to the context in which the teaching activity was performed, and the contribution associated with the performance of positions, functions and development of activities carried out in different schools/school’s aggregations. For a better analysis of the work developed, the three dimensions of reference for the evaluation of the teaching staff were considered: Scientific and Pedagogical; Participation in the School and relationship with the Community and Continuing Training and Professional Development. The third chapter compiles the research study that was conducted: a proposal of initiation of Archery practice in the 2nd cycle, associated with an experience of training psychological competences, which we consider having contributed to the enhancement of the teachinglearning process. Sixteen students from the 6th year participated in this study, 8 from the control group and 8 from the experimental group, who participated and progressed along 12 practice sessions - indoor and outdoor, reaching objectives of performance and results. In the fourth and last chapter, conclusions and recommendations derived from the analysis and reflection of the results obtained are summarized in the scope of the outlined study. | eng |
dc.identifier.tid | 202890678 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/11948 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Desporto Escolar | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Tiro Com Arco | por |
dc.subject | Treino e Competências Psicológicas | por |
dc.title | Programa de iniciação ao tiro com arco: Efeitos da aplicação do treino de competências psicológicas | por |
dc.title.alternative | Relatório de Estágio Pedagógico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundário | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 8701_18483.pdf
- Size:
- 16.66 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format