Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano

dc.contributor.advisorCaiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
dc.contributor.advisorBacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva
dc.contributor.advisorNunes, Aníbal Cravo
dc.contributor.authorMartins, António Pedro Bastos Nunes
dc.date.accessioned2013-10-24T10:53:28Z
dc.date.available2013-10-24T10:53:28Z
dc.date.issued2011-06
dc.description.abstractRelatório de Estágio. Testemunha a “vivência” da Prática de Ensino Supervisionada (PES), imprescindível para o futuro docente, no sentido de permitir a observação de profissionais de ensino mais experientes, interagir com adolescentes num percurso já vocacional, e entender a dinâmica escolar e escolástica. Enquadrado no currículo do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a PES funciona como instrumento potenciador de conhecimentos e atitudes, através da experiência profissional real. A Universidade da Beira Interior (UBI), instituição responsável pela escolha da escola para a PES, encaminhou o autor deste relatório para a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano de Castelo Branco, a cerca de 63km de distância da referida Universidade. A esta escola foi atribuído um núcleo de estágio constituído por quatro alunos do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, sendo-lhes atribuídas duas turmas do 11º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A. Pretende-se relatar todo o percurso da PES, descrevendo os objectivos propostos, os métodos utilizados pelo estagiário para os cumprir, as metas alcançadas e as dificuldades identificadas no decurso do estágio. Assim, a estrutura deste relatório é composto por uma introdução ao ambiente de estágio e suas características, seguido por três capítulos fundamentais, nomeadamente: o primeiro capítulo referente à metodologia utilizada para a concretização dos objectivos propostos; um segundo capítulo sobre o enquadramento Teórico- Conceptual da prática de ensino/aprendizagem; a caracterização do local onde se desenvolveu a PES (terceiro capitulo); e um último, onde se relatam as actividades desenvolvidas, resultados obtidos e algumas reflexões finais.por
dc.description.abstractReport of Training. Witness the "experience" of Supervised Teaching Practice (STP), essential for the future teacher, to allow the observation of more experienced education professionals, interact with teens in a vocational route already, and understand the dynamics of school and scholastic. As part of the curriculum of the Master of Arts in Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, STP acts as potential instrument of knowledge and attitudes, through real professional experience. The University of Beira Interior (UBI), institution responsible for choosing the school for the STP, the author of this report was sent to the Secondary School / 3 of Amato Lusitano of Castelo Branco, about 63km away from the UBI. To this school was assigned a core stage composed of four students of the Master of Arts in Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, and assigned two classes of the 11 year, in the discipline of Descriptive Geometry A. It is intended to report all the path of the STP describing the objectives, the methods used by the trainee to meet the goals achieved and the difficulties encountered during the internship. So the structure of this report consists of an introduction to the stage environment and its characteristics, followed by three main chapters, namely: the first chapter referring to the methodology used to achieve the proposed objectives, a second chapter on the theoretical and conceptual framework the practice of teaching / learning; characterization of where they developed STP (third chapter), and the last one, which report the activities, results and some final thoughts.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1438
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectArtes visuais - Ensinopor
dc.subjectArtes visuais - Prática de ensino supervisionadapor
dc.subjectArtes visuais - Geometria descritivapor
dc.subjectArtes visuais - Geometria descritiva - Aspectos didácticospor
dc.subjectEducação visualpor
dc.titlePrática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º anopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 6
No Thumbnail Available
Name:
AntonioMartins_Relatorio.pdf
Size:
13.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
A-fd (Programa_MinEdu_GDA).pdf
Size:
145.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 1
No Thumbnail Available
Name:
B (Cont_Progr_Def_MinEdu).pdf
Size:
113 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 2
No Thumbnail Available
Name:
C (Plan_Unid_Did_Escola).pdf
Size:
67.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 3
No Thumbnail Available
Name:
D (Crit_Avalia_GD_da_ESAL).pdf
Size:
46.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 4
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: