Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
916.11 KB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Capitulo 1.
O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular
Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e
Secundário, da Universidade da Beira Interior da Covilhã. O Estágio Pedagógico, ao qual se
refere este relatório, foi realizado ao longo do ano letivo 2014/2015, no Agrupamento de
Escolas do Fundão no Fundão, com o acompanhamento da turma do 11ºCTCAV.
As atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, tiveram como objetivo a aplicação
prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer do processo de formação académica,
nomeadamente na Licenciatura e no primeiro ano de Mestrado, com vista ao desenvolvimento
de competências e rotinas relativas à prática pedagógica na área de Educação Física, sendo
esta a primeira etapa de formação do professor. Assim, no desenrolar do relatório serão
apresentados todo um conjunto de tarefas realizadas e uma reflexão sobre a experiência do
estágio e as aprendizagens efectuadas. A elaboração deste relatório teve como ponto de
partida uma autocrítica referente à evolução, pessoal e profissional, decorrente desta
experiência. Para desenvolver com competência a atividade profissional de Professor de
Educação Física coloquei como premissas fomentar um ensino de alta qualidade e adequar, o
melhor possível, todo o processo de ensino-aprendizagem às capacidades e perfil de cada um
dos alunos. Este estágio e, em especial, o relatório final refletem a necessidade de uma
constante reflexão acerca dos procedimentos empregues manifestados em experiências
extremamente enriquecedoras no que concerne à aquisição e desenvolvimento de
competências pessoais e profissionais, inerentes ao desempenho eficaz das funções docentes.
Capítulo 2. O projeto de seminário é um processo fundamental para percebermos melhor a realidade do contexto escolar. É um projeto que nos ajudará a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas mencionadas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização bem como o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenhamento nas aulas. A escolha de exercícios, e a motivação que esses mesmos criam nos alunos é um aspeto fundamental no contexto escolar. Este estudo vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por professores experientes e inexperientes.
Capítulo 2. O projeto de seminário é um processo fundamental para percebermos melhor a realidade do contexto escolar. É um projeto que nos ajudará a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas mencionadas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização bem como o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenhamento nas aulas. A escolha de exercícios, e a motivação que esses mesmos criam nos alunos é um aspeto fundamental no contexto escolar. Este estudo vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por professores experientes e inexperientes.
Description
Keywords
Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Ensino-Aprendizagem