Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio Pedagógico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.contributor.advisorMartins, Júlio Manuel Cardoso
dc.contributor.advisorCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
dc.contributor.authorSilva, Carlos Miguel Neves
dc.date.accessioned2018-11-27T11:24:36Z
dc.date.available2018-11-27T11:24:36Z
dc.date.issued2015-7-15
dc.date.submitted2015-6-8
dc.description.abstractCapitulo 1. O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior da Covilhã. O Estágio Pedagógico, ao qual se refere este relatório, foi realizado ao longo do ano letivo 2014/2015, no Agrupamento de Escolas do Fundão no Fundão, com o acompanhamento da turma do 11ºCTCAV. As atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, tiveram como objetivo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer do processo de formação académica, nomeadamente na Licenciatura e no primeiro ano de Mestrado, com vista ao desenvolvimento de competências e rotinas relativas à prática pedagógica na área de Educação Física, sendo esta a primeira etapa de formação do professor. Assim, no desenrolar do relatório serão apresentados todo um conjunto de tarefas realizadas e uma reflexão sobre a experiência do estágio e as aprendizagens efectuadas. A elaboração deste relatório teve como ponto de partida uma autocrítica referente à evolução, pessoal e profissional, decorrente desta experiência. Para desenvolver com competência a atividade profissional de Professor de Educação Física coloquei como premissas fomentar um ensino de alta qualidade e adequar, o melhor possível, todo o processo de ensino-aprendizagem às capacidades e perfil de cada um dos alunos. Este estágio e, em especial, o relatório final refletem a necessidade de uma constante reflexão acerca dos procedimentos empregues manifestados em experiências extremamente enriquecedoras no que concerne à aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, inerentes ao desempenho eficaz das funções docentes.por
dc.description.abstractCapítulo 2. O projeto de seminário é um processo fundamental para percebermos melhor a realidade do contexto escolar. É um projeto que nos ajudará a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas mencionadas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização bem como o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenhamento nas aulas. A escolha de exercícios, e a motivação que esses mesmos criam nos alunos é um aspeto fundamental no contexto escolar. Este estudo vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por professores experientes e inexperientes.eng
dc.identifier.tid201647010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6522
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstágio Pedagógico Educação Física Reflexão Ensino-Aprendizagempor
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógicopor
dc.title.alternativeAgrupamento de Escolas do Fundãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
4209_8111.pdf
Size:
916.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format